Enquanto muitos optam por balneários, municípios e até mesmo outros estados durante o período do Carnaval, outros decidem permanecer na capital paraense e participar dos “Retiros com Cristo” buscando se aproximar de Deus e aprofundar sua espiritualidade. Programações que envolvem meditação da Palavra, pregações, louvor e muita música foram realizadas durante quatro dias nas regiões episcopais da Arquidiocese de Belém.
Os retiros tiveram início no dia 25 de fevereiro e, tanto em Belém como em outras paróquias situadas na Região Metropolitana de Belém, os retiros registraram a grande presença dos fiéis. Famílias permaneceram juntas neste que foi um encontro pessoal com Cristo. Para Josué Feitosa, 38 anos, que estava presente com a esposa Fancineti Cardoso, 28 anos, e o pequeno Heitor Joaquim, de dois anos, a família se fortalece ainda mais participando de atividades como as proporcionadas nos retiros.
“Já participamos há alguns anos desses retiros, sempre juntos. Os temas escolhidos sempre estão em sintonia do que necessitamos daquele momento. A programação ampla atinge todas as idades, do pequeno até o mais adulto, são verdadeiros momentos de evangelização e partilha. E como há tranquilidade, trago minha família sem preocupação”, acentuou José.
Mesmo com mais idade, os idosos não buscaram desculpas e não perderam a oportunidade de participar também dos retiros. Segundo a aposentada, Regina Souza, de 69 anos, paroquiana de Nossa Senhora do Livramento, em Icoaraci, a oportunidade de louvar a Deus não deve ser desperdiçada.
“Eu me sinto mais jovem em estar aqui cantando, dançando e orando. Todos os anos eu procuro participar de alguma atividade de retiro. Sempre trago também outras pessoas para conhecer este momento com Cristo e poderem viver um pouco disso”, afirmou a aposentada. Em quatro dias, ela não deixa se abater pelo cansaço. “Chego bem cedo para não perder nenhum momento e só saio no final mesmo. Chego em casa me sentindo ótima”.
O Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa e seu Auxiliar também estiveram nos retiros. O Arcebispo e Dom Irineu presidiram missas em alguns dos encontros, entre eles o “Renovai-vos”, “Vinde e Alegrai-vos”, “Cristo Alegria”, “Enchei-vos”, “Vinde e vede”, “CarnaJostc”, “Renascer” e “Rebanhão”.
|
|||