A programação iniciará às 7h30, com a concentração e procissão na praça Waldemar Henrique, localizada na avenida Assis de Vasconcelos, bairro da Campina, em direção à Catedral Metropolitana. Na chegada da procissão, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidirá a Santa Missa e, ao final, a bênção solene dos quadros de Jesus Misericordioso.
O tema “Mãe da Misericórdia: a estrela que ilumina todos os caminhos”, anima o Movimento da Divina Misericórdia que desde a sexta-feira Santa reza a novena e o Terço da Divina Misericórdia. O ponto alto será no domingo, 23. Conforme o pedido de Jesus a Santa Faustina, no primeiro domingo após a Páscoa, é dedicado à Divina Misericórdia, com missa, confissões e a bênção dos quadros com a imagem de Jesus Misericordioso.
Icoaraci
No distrito de Icoaraci, a paróquia dedicada à Divina Misericórdia também realiza, desde a sexta-feira Santa, 14, a festividade em honra a Jesus Misericordioso. Todos os dias, às 15h, há novena, oração do terço da Misericórdia, Adoração ao Santíssimo Sacramento, pregação e louvor. No domingo da Misericórdia, a procissão sairá da paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Agulha, às 17h. Na chegada à paróquia da Misericórdia, o pároco, padre Ulisses Pereira, presidirá a celebração eucarística encerrando a festividade.
Pedreira
No bairro Pedreira, a capela oratório da Divina Misericórdia, localizada na avenida Visconde de Inhaúma, 855, entre as travessas Mariz e Barros e Mauriti, a festividade iniciou na Sexta-Feira Santa, 14, com a oração do terço da Divina Misericórdia presidida pelo padre Carlos. As missas diárias acontecem às 18h.
Domingo, 23, às 17h, haverá procissão saindo da paróquia Nossa Senhora Aparecida, e seguirá pela avenida Pedro Miranda, travessa Lomas Valentinas, avenida Marquês de Herval, travessa Timbó e avenida Visconde de Inhaúma até a Capela. Na chegada, haverá Missa campal presidida pelo pároco da Paróquia de São Sebastião, padre Pedro Diocrésio.
Origem
A devoção à Divina Misericórdia tem origem nas revelações feitas por Jesus à irmã Maria Faustina Kowalska, religiosa polonesa falecida em 1938. Os diálogos espirituais entre ela e Jesus foram escritos no diário autobiográfico intitulado “A Divina Misericórdia na minha alma”, posteriormente aprovado pela Igreja e amplamente divulgado.
O Salvador pediu, entre outras coisas, que fosse pintado e abençoado um quadro conforme Ele estava mostrando. A imagem ficou conhecida mundialmente e representa Jesus Ressuscitado, com as mãos erguidas em atitude de bênção, dois raios e a inscrição “Jesus, eu confio em Vós!”.
Santa Faustina foi canonizada pelo Papa João Paulo II no dia 30 de abril de 2000, quando foi oficializada a Festa da Misericórdia celebrada no mundo inteiro, sempre no primeiro domingo após a Páscoa, instituído como o “Domingo da Divina Misericórdia”.
|
Festa da Misericórdia em Belém será domingo, dia 23
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Contra a cultura do descarte, Igreja pede valorização da pessoa idosa
4 de outubro de 2024
Em coletiva, Santa Sé repercute abertura da segunda sessão do Sínodo
4 de outubro de 2024