Você sabia que Nossa Senhora do Líbano tem um dia consagrado em sua homenagem? A devoção a Nossa Senhora com este título remonta aos primeiros séculos da Igreja Católica.
O títulosurgiu a partir de uma ideia coordenada pelo Patriarca Maronita, na época, e o Núncio Apostólico do Líbano e Síria, que, em comum acordo, inspiraram nos libaneses um impulso de fé e entusiasmo, criaram o título de Nossa Senhora do Líbano para homenagear a Santa Virgem Maria, surgindo, assim, a ideia de erguer um monumento religioso, para perpetuar a lembrança da confirmação do dogma da Imaculada Conceição e, assim, destacar o amor do povo libanês à Virgem Santíssima, através de todos os séculos e gerações.
Após consulta às autoridades eclesiásticas, decidiram criar um santuário, localizado em uma pequena aldeia chamada Horissa, no alto de um rochedo, com vista para o mar (Baía de Junieh) e capital Beirute, o qual foi inaugurado no primeiro domingo do mês de maio de 1908, às 10h da manhã, reunindo milhares de pessoas, com a presença do Núncio Apostólico, bispos e sacerdotes, celebrando a Santa Missa Pontifical.
Nesse ato, foi declarado que o primeiro domingo do mês de maio seria a festa anual em homenagem a Nossa Senhora do Líbano, onde é festejada em diversos lugares do mundo, por todos os fiéis, especialmente pelos libaneses e seus descendentes.
BELÉM DO PARÁ – Como, aqui em Belém, temos milhares de libaneses e descendentes, a partir deste ano, o Monsenhor Agostinho Cruz – Cura da Sé -, esperando contar com o apoio dessa comunidade, programou para o primeiro domingo do mês de maio (07/05) a celebração de uma “Santa Missa Solene”, às 9h da manhã, em nossa Catedral da Sé, marcando, assim, o dia consagrado a Nossa Senhora do Líbano. “Sua presença será de grande valia para darmos início a mais um evento católico em nosso estado”, ratifica o Cura da Catedral de Belém.