A Arquidiocese de Belém segue com uma programação que também homenageia outros santos, além de Nossa Senhora de Nazaré. Em Ananindeua, a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe organiza a sua festividade. Desde o dia 16 de outubro, a Igreja Belém celebra Santa Edwiges, padroeira dos pobres e endividados, e São Geraldo Magela, padroeiro da gravidez e da maternidade. As homenagens ocorrerão nas paróquias dedicadas aos Santos nos bairros do Mangueirão e Val-de-Cães.
Domingo, 15, a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe deu início à programação da festividade 2023, com o lançamento do cartaz. A criação da peça por conta da jovem Dayane Silva (agente da PASCOM), ilustra Nossa Senhora de Guadalupe ensinando a contemplar e amar Jesus.
A festividade norteia-se pelo tema “Maria de Guadalupe, ensina-me a amar”, fazendo alusão, também, às comemorações do 13º ano de elevação paroquial da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Cidade Nova I, WE 10B, em Ananindeua, região metropolitana de Belém. A festividade acontecerá no período de 1 a 12 de dezembro próximo.

O tema da festividade orna com o cartaz com a história de Guadalupe, sendo o azul uma referência à espiritualidade, intuição, inspiração e a paz interior; os arabescos representam a grandiosidade da natureza divina; a imagem de Nossa Senhora mostra misericórdia e compaixão; e as flores representam a oferta, assim como fez Juan Diego.
Paróquia Santa Edwiges (Conjunto Panorama XXI, quadra9 – Mangueirão). A festividade tem como tema “Com Jesus e Santa Edwiges aprendemos a partilhar o pão” realizada entre 14 e 22 de outubro, com uma programação diária que inclui alvorada às 6h30, novena às 18h30, missa às 19h e atividades culturais.
Domingo, dia 15, a 33ª edição do Círio de Santa Edwiges começou na matriz às 6h30, com o terço da alvorada e a missa às 7h, presidida pelo padre Antônio Mattiuz. Às 7h, a Procissão do Círio Santa Edwiges saiu da Comunidade Nossa Senhora de Aparecida, na Rua Damasco, esquina com a passagem Arnaldo, Mangueirão.

A procissão passou pelas ruas Damasco, Benjamim, Val-de-Cães e a Rua Principal até a paróquia. Na chegada da procissão, houve Missa presidida pelo pároco, padre Luciano Costa Pereira. À tarde, houve novena às 17h30, Missa às 18h, segundo de programação cultural.
Segunda-feira, 16, Dia de Santa Edwiges, a programação começou às 6h30, com o terço da alvorada e Missa às 7h, presidida pelo padre Roberto Carlos Moss, Vigário Paroquial. Às 12h, a Missa foi presidida pelo padre Luciano. À tarde, houve novena às 17h30, Missa às 18h30 e, finalmente, a Missa das 19h, presidida pelo padre Nilton Reis, seguida de programação cultural.
Também a Paróquia São Geraldo Magela (Conj. Marex, Rua São Paulo – Val-de-Cães)iniciou a festividade tem como tema “O Senhor fez conhecer a sua salvação” e começou no dia 12, com Santa Missa às 18h e programação cultural.
Já é tradição na paróquia todo dia 16, a missa em honra a São Geraldo que reúne dezenas de mulheres que agradecem e pedem a intercessão para conseguir a graça de engravidar. Na segunda-feira, dia de São Geraldo Magela, a programação especial começando às 19h, com Missa Solene presidida pelo pároco, cônego Ronaldo Menezes, seguida de Procissão Luminosa pelas ruas dos conjuntos Marex e Bela Vista.