Festival Vocacional mobilizou a Igreja em Belém

A Arquidiocese de Belém realizou nos dias 26 e 27 a sexta edição do Festival Vocacional por intermédio do Serviço de Animação Vocacional (SAV), com o tema “Eis-me aqui. Faça-se em mim segundo tua Palavra” . Além da programação litúrgica, a atividade reuniu uma feira de vocações religiosas e show. Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, abriu o evento com a Santa Missa na Paróquia de São Pio X, localizada no complexo do Seminário Pio X, em Ananindeua.

Concluída a celebração eucarística, Dom Alberto dirigiu-se à área externa do complexo e, diante da comunidade que o seguiu, declarou aberta a programação do Festival Vocacional.

Realização do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de Belém, o festival tem a proposta de reforçar o chamado de Cristo junto à comunidade, fazendo despertar a vocação religiosa entre os participantes oriundos de todas as paróquias que procuram estar presentes ao evento.

Padre Lindomar Pinheiro, coordenador do Serviço de Animação Vocacional explica que a realização do festival é muito importante para a Arquidiocese de Belém, haja vista que é um evento que possibilita aos participantes “discernir sobre a sua participação na vida da Igreja. Uma vez presentes conosco, eles se permitem aproximar-se mais de Deus, entendem bem como podem contribuir com a missão que Jesus pede a cada um de nós que é a continuidade da sua própria missão de salvação”.

O coordenador do festival comentou ainda que o festival vocacional ajuda os presentes a compreender como agir em comunidade sendo um leigo, padre, religioso e ainda com a vocação familiar pelo Matrimônio. Uma das pessoas que já sabe da sua missão pelo reino de Deus é Irmã Maria Samara, da Congregação das Irmãs Legionárias que esteve no evento. “A vocação é algo que vem de Deus e para vivê-la depende da resposta da pessoa. E se queremos buscar a santidade, basta dizer ’sim’, confirma a religiosa.

Leigo consagrado, Márcio José da Silva, da Comunidade Mar a Dentro, também esteve no festival. O missionário falou da alegria de anunciar Jesus, mas ressaltou a necessidade de mais vocações na Igreja para fortalecer as comunidades que necessitam da partilha pela evangelização, como faz a sua, adentrando as comunidades ribeirinhas para tornar Jesus ainda mais conhecido.

Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, visitou a feira vocacional, percorreu os estandes onde estavam expostos resultados e produtos do trabalho do Serviço de Animação Vocacional e conversou com muitos dos participantes, em sua maioria, jovens. Ao final do evento ela falou sobre o festival vocacional, destacando a celebração do Ano Mariano, que motivou as reflexões do encontro vocacional. “No mês de agosto, dedicado às vocações, também celebramos a Assunção de Maria. Nisso, lembramos também que Nossa Senhora é a Mãe de todas as vocações a nos incentivar inspirados no seu ‘sim’ a Deus”.

Animado com a alegria em volta do ambiente do festival que contou com dinâmicas para a juventude e um show do cantor Cosme, Dom Alberto concluiu que “todo mundo hoje mostra tantas coisas, muitas vezes sem critérios formadores, a Arquidiocese se alegra de mostrar nossa juventude sadia buscando viver a vida de Igreja, seja pelo Matrimônjo santo, seja como um vocacionado para a vida religiosa consagrada, como um leigo consagrado, e como um sacerdote. De tantas escolhas que o mundo oferece, constatamos, felizes que há muitos de nós confiantes e respondendo ao chamado de Jesus para servi-lo”.