Passou nas salas de cinema de Belém nesta semana uma das produções católicas mais aguardadas do ano: ‘O Céu Não Pode Esperar’, documentário sobre o beato Carlo Acutis, que estreou dia 19 de outubro. As principais redes de cinema do Brasil estão com ingressos à venda.
Várias cidades do país receberam sessões de pré-estreia para convidados. Além de apresentar o documentário, o objetivo também é fomentar o compartilhamento dessa experiência, convidando para a estreia do filme.
As pré-estreias de ‘O Céu Não Pode Esperar’ foram marcadas pela emoção. Mais que uma história bonita, com um modelo de santidade jovem, o documentário sobre Carlo Acutis, o jovem ‘influencer de Deus’, apresenta a alegria e a possibilidade de construir um caminho para o céu, já aqui na terra.
Para o Padre Marcelo Tenório, pároco da igreja São Sebastião, local onde aconteceu o milagre que levou à beatificação de Carlo, esse é um momento especial. “O milagre aconteceu aqui em Campo Grande, então é do Brasil para o mundo. Nós, brasileiros, temos que conhecer e divulgar essa história tão forte”, afirmou.
O clero, admiradores, movimentos, membros do apostolado Carlo Acutis assistiram à pré-estreia. Jovens de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que conheceram o miraculado, já vivenciam a partilha da vida e exemplo de Carlo. Eles dizem que o documentário reacende a fé e a esperança, e faz querer, nesse exemplo, seguir Jesus e Maria.
Luiza Brandão, 16 anos, assistiu ao filme e já conhece a história de Carlo, porém, para ela, os testemunhos que ouviu farão a diferença. “Esses testemunhos me aproximam de Nossa Senhora e de Jesus. Com certeza, a minha estrada para o céu vai ser mais curta”, declarou a jovem com sorriso no rosto.
Esse é um documentário indicado para a juventude, pois mostra Carlo mais do que um beato a caminho da santidade, mas como um amigo, como afirma Adrian Daniel, 16 anos. “Carlo Acutis é meu amigo, meu guia. É ele quem vai pegar na minha mão e vai me levar para o céu”.
E essa amizade, destacada no documentário por jovens que se espelham em Carlo Acutis, tem reflexo aqui no Brasil também. “A gente deve se apegar à oração, a gente não está sozinho. O testemunho de Carlo faz uma grande diferença na nossa caminhada de fé”, afirma o adolescente Lucas Emanuel, 15 anos.
Após assistir este documentário, é unânime a percepção de que Carlo Acutis vive o “extraordinário no ordinário”, como afirma o padre Marcelo Tenório. “Quanto mais pessoas assistirem e tiverem esse amor desperto, elas começarão a pedir a intercessão dele, e mais graças acontecem por meio desse jovem beato”.
Para finalizar, Matheus Junges, 16 anos, garante que ficou convencido da estrada para o céu hoje. “Carlo nos mostra que não tem idade para ser santo. É possível seguir Deus desde agora.”
Ingressos para assistir ao documentário “O céu não pode esperar” estão à venda pela plataforma Cineticks em cinetks.com.br/carlo.acutis
O Céu Não Pode Esperar
‘O Céu Não Pode Esperar’ traz detalhes da vida de Carlo Acutis, narrados por sua própria mãe. Dona Antônia relembra momentos comoventes, alegres e encorajadores de seu filho, que mesmo diante da dor e sofrimento jamais desanimou de viver a fé com entusiasmo e esperança.
Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia fulminante, deixando de sua breve vida um legado de alegria, espiritualidade e exemplo de como ser cristão em nossos tempos.
Conhecido como ‘Influencer de Deus’, Carlo Acutis era atraído pelos estudos da ciência da computação e tecnologia. Mas, sobretudo, era profundamente apaixonado por Deus e pela Eucaristia. É de sua autoria o site que reúne centenas de testemunhos e experiências sobre milagres eucarísticos ao redor do mundo.
Dirigido por José María Zavala, com a produção dos irmãos Borja e Inés Zavala, o documentário conta com depoimentos impressionantes de pessoas que conheceram e outras que, mesmo não convivendo fisicamente com Carlo, sentiram sua presença através de sua intercessão.
Sinopse
Em 12 de outubro de 2006, o jovem britânico-italiano Carlo Acutis morreu em decorrência de uma leucemia repentina. Ele tinha apenas 15 anos. Desde então, a vida deste adolescente, entusiasta do saxofone, dos games e da informática, espalhou-se com força entre os jovens, a ponto de seu nome continuar ainda hoje a ser trending topic no Google e nas redes sociais.
Sabendo que iria morrer, Carlo ofereceu seu sofrimento pela salvação de muitos. Sua intercessão foi decisiva para a vida do menino brasileiro Matheus – curado de uma malformação congênita do pâncreas. Reconhecendo este milagre, a Igreja Católica o beatificou em 2020, e seu poder intercessor está mais ativo do que nunca. Não por acaso, centenas de graças e favores são atribuídos à sua mediação.
‘O Céu Não Pode Esperar’ reconstrói para o cinema a breve vida de Carlo Acutis com sensibilidade e realidade. Reunindo testemunhos de ‘jovens’ de idade e de coração, o documentário mostra como o exemplo do beato é transformador. Além disso, é cativante e encantador assistir momentos de sua vida interpretados por ator de impressionante semelhança com o protagonista.
A produção
Sob inspiração de São Maximiliano Maria Kolbe, a Kolbe Arte iniciou suas atividades em 2010, promovendo e produzindo eventos. A partir da experiência adquirida, assumiu, em 2019, o desafio de trazer aos brasileiros produções audiovisuais de valores e de interesse do público cristão. São mais de 240 mil pessoas alcançadas pelos filmes e documentários promovidos ou distribuídos pela empresa.