
Falando aos cardeais depois de sua eleição, o Papa Leão XIV afirmou que uma das razões que o levou a escolher o nome foi a admiração que tinha pelo Papa Leão XIII, motivado pela publicação da primeira encíclica que abordou exclusivamente a doutrina Social da Igreja.
Ele se referia à RerumNovarum e, se lá no passado, quando essa encíclica foi publicada, a primeira preocupação era a condição dos trabalhadores, devido às consequências da Revolução Industrial, agora ele se preocupa também com a condição dos trabalhadores por causa das consequências que podem vir do uso irresponsável da Inteligência Artificial (IA).
Desta forma, vale a pena recordarmos o caminho trilhado pela Igreja com as muitas encíclicas e cartas que tinham como pano de fundo a questão social quando foram publicadas.
A partir do século XIX, os papas começaram a usar suas cartas encíclicas para abordar questões sociais complexas do seu tempo. Cada papa abordou uma questão diferente, mas sempre construindo sobre o legado que os pontífices anteriores deixaram.
Antes de recordarmos, precisamos ainda lembrar que o título de uma encíclica é sempre dado pelas duas primeiras palavras usadas no texto, conforme a versão latina do documento.
Foi publicada em 15 de maio de 1891, pelo Papa Leão XIII. Entre os vários temas abordados, a RerumNovarum (Das Coisas Novas), denunciava as condições desumanas de trabalho da classe operária.
Passados 40 anos da RerumNovarum, o Papa Pio XI publicou essa encíclica em 15 de maio de 1931, retomando e atualizando vários pontos importantes apresentados na EncíclicaRerumNovarum.
Por isso, esta encíclica se intitula QuadragesimoAnno, já que se refere ao quadragésimo aniversário da histórica encíclica de Leão XIII. O Papa Pio XI continua a desenvolver a posição da Igreja em relação aos trabalhadores, além de comentar situações relacionadas com a ordem social.
Foi publicada pelo Papa São João XXIII em 15 de maio de 1961, no contexto da abertura do Concílio Vaticano II. O “Papa Bom” escreveu a Mater et Magistra (Mãe e Mestra) focando o progresso social e também se baseou no trabalho do seu predecessor, continuando a insistir nos direitos das pessoas e na sua relação com o Estado.
Outro documento de cunho social publicado também pelo mesmo São João XXIII, em 11 de abril de 1963. Na Pacem in Terris (Paz na Terra), o Papa destaca ainda mais os direitos dos indivíduos na sociedade, afirmando que sua promoção é condiçãosinequa non para a paz na terra.
São Paulo VI publicou a PopulorumProgressio (O Progresso dos Povos) em 26 de março de 1967, para tratar das diversas dimensões do desenvolvimento dos povos. Novamente, o texto se baseia nas encíclicas anteriores e reitera a resposta da Igreja às questões prementes da sociedade.
São João Paulo II escreveu a Laborem Exercens (O Exercício do Trabalho) em 14 de setembro de 1981 para reforçar os ensinamentos da Igreja sobre os direitos dos trabalhadores e sobre a solidariedade. A data prevista para publicação era 15 de maio, mas teve de ser adiada devido ao atentado cometido dois dias antes na Praça de São Pedro contra a sua vida, em 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima.
OctogesimaAdveniens
Esse documento é uma carta e não uma encíclica, também publicada pelo Papa Paulo VI, na comemoração dos 80 anos da RerumNovarum. Em 14 de maio de 1971, a OctogesimaAdveniens (80º aniversário) se propunha a dar uma resposta às necessidades de um mundo em continuada transformação, tratando também das garantias do funcionamento democrático da sociedade.
O Papa São João Paulo II escreveu a Laborem Exercens (O Exercício do Trabalho) em 14 de setembro de 1981 para reforçar os ensinamentos da Igreja sobre os direitos dos trabalhadores e sobre a solidariedade. A data prevista para a publicação era 15 de maio, mas teve de ser adiada devido ao atentado cometido dois dias antes, na Praça de São Pedro, contra a sua vida, em 13 de maio.
Em 1º de maio de 1991, o mesmo PapaSão João Paulo II lançou a CentesimusAnnus, por ocasião do centésimo aniversário da publicação da RerumNovarum, a fim de consolidar ainda mais os princípios daquela encíclica e aplicá-los ao tempo atual.
O Papa Bento XVI publicou a Caritas in Veritate (Caridade na Verdade) em 29 de junho de 2009, destacando o conceito de caridade e como ela deve impactar todos os aspectos da sociedade, inclusive os relacionamentos com o mundo do trabalho.
Já bem mais próximo de nós, o Papa Francisco lançou a Laudato Si’ (Louvado Seja) em 24 de maio de 2015, dois anos depois de sua eleição, onde aborda os amplos desafios sociais causados pela má administração da criação. Junto com a próxima encíclica, Fratelli Tutti, são considerados os documentos programáticos de seu pontificado, ajudando a reforçar a consciência de Ecologia integral e Casa Comum.
O saudoso Papa Francisco escreveu também a Fratelli Tutti (Todos Irmãos) em 3 de outubro de 2020, procurando aplicar os muitos princípios dos seus predecessores ao mundo atual, assolado à época pela pandemia de Covid-19. Enquanto alguém for deixado à margem da sociedade, não haverá verdadeiro progresso.
É muito bonito perceber o olhar dos diversos Pontífices sobre a realidade humana com seus encantos e desafios, propondo a encarnação do Evangelho no mundo do trabalho e nas diversas áreas do agir humano, estimulando e valorizando o conceito de salvação que é integral, não se restringido apenas ao nível espiritual. E já nas primeiras falas do Papa Leão XIV percebeu-se que esta será uma das tônicas de seu pontificado.
Fonte: Portal A12 / Por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.