Novena de Natal

Tradição entre fiéis une fé, solidariedade e graças

O Advento é um tempo litúrgico que propicia a preparação espiritual para o Natal. Uma das tradições que marcam este período são as novenas, que geralmente têm início nesta segunda-feira, 15, mas podem também ser realizadas em outras datas durante este tempo litúrgico.

O pároco da Paróquia São Domingos Sávio, em Brasília (DF), Padre Roger Araújo, explica que, apesar da Novena de Natal não fazer parte do contexto litúrgico do Advento, ela ajuda neste tempo de preparação. “As novenas começam como meios devocionais do nosso povo. Ela ajuda a viver uma espiritualidade de preparação para o Natal compartilhada. As famílias rezam as novenas, elas se encontram nesse tempo para se prepararem espiritualmente para esse tempo da graça”.

O sacerdote destaca que participar da novena é importante por ser uma oportunidade de refletir e compartilhar os sentimentos que o tempo de Natal traz para o coração humano.

“Os textos preparados são, sobretudo, baseados nas Sagradas Escrituras, que nos ajudam a compreender melhor o significado da vinda do Messias entre nós. Então, isso compartilhado em família ou em famílias, ajuda-as a enriquecerem o sentido espiritual do Natal. Porque o Natal ficou muito encoberto por um sentido consumista e, quando as famílias estão participando das novenas, elas trazem para o Natal o significado espiritual que tem esse tempo da graça”, afirma padre Roger.

Este ano, a Novena de Natal acontece dentro do Ano Jubilar “Peregrinos de Esperança”, que será concluído em 6 de janeiro de 2026. Padre Roger destaca que todos somos peregrinos, chamados a ir ao encontro do Menino Jesus.

“Jesus é nossa esperança. Ele é a nossa salvação e por isso que nós não desanimamos quando estamos em Jesus. Então nós assumimos sermos peregrinos da esperança celebrando com Jesus a sua vinda ao nosso meio”, afirmou Padre Roger.

Fonte: Canção Nova

Compartilhe essa Notícia

Leia também