
A Quaresma é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa.
Durante esse período, a Igreja nos convida a intensificar a oração, o jejum e a caridade e a nos convertermos segundo o exemplo de Cristo.
Entre as práticas espirituais deste tempo, a Via-Sacra ocupa um lugar especial nas sextas-feiras, dia em que lembramos a paixão e morte de Jesus.

Ao percorrer as 14 estações desse caminho de dor e entrega, somos convidados a contemplar o sofrimento de Cristo e unir nossas dificuldades às Dele.
Apesar disso, rezar a Via-Sacra não é apenas um exercício de devoção e muito menos algo para se prender ao caminho doloroso de Jesus até a cruz, mas uma oportunidade para mergulhar no mistério do amor de Deus por nós.
“A Cruz é o sinal de que Deus nos ama sem reservas, mesmo quando somos pecadores” (Papa Francisco).
Ao meditar cada estação, recordamos que Jesus assumiu nossa humanidade e carregou a cruz por amar a humanidade e pela sua salvação.
Cada estação nos ajuda a crescer na fé, além de nos impulsionar à conversão e ao compromisso com o Evangelho.
Nas sextas-feiras quaresmais, ao rezarmos a Via-Sacra, seguimos os passos de Cristo rumo ao Calvário. É um convite a carregar nossas cruzes com esperança, na certeza de que ao final desse caminho, a ressurreição nos espera.
Fonte: Portal A12 / Por Letícia Dias