Fundação Nazaré alcança 40 mil curtidas no Facebook

Foto: Acervo FNC.
 
"O desenvolvimento na internet nos últimos anos oferece uma oportunidade sem precedentes para ampliar as obras missionárias da Igreja, já que se tornou a principal fonte de informação e de comunicação”. (João Paulo II). A fala do hoje São João Paulo II demonstra como é rico em oportunidades o ambiente virtual quando se fala em evangelização. Criada em 5 de agosto de 2011 a página oficial da Fundação Nazaré de Comunicação alcançou no início deste mês a marca de 40 mil curtidas.
 
A internet tem como característica principal o poder de abranger milhares de pessoas, as quais, por sua vez, interagem entre si quase que simultaneamente. Uma mensagem pode ter um alcance enorme, pois o compartilhamento não está limitado a barreiras físicas, como um jornal televisivo ou programa de rádio que dependem de antenas retransmissoras. Assim, a evangelização da região Amazônica pode, de fato, impactar no globo terrestre de maneira igual.
 
O crescimento do número de curtidas na página se deu em 3 meses, iniciando em abril com 37.408. Em maio, a página chegou a 38.369 e nesse mês leva-se em conta as publicações de apresentação do cartaz do Círio e o cortejo e sepultamento do padre Bruno que tiveram muitos acessos.
Em junho a página alcançou 40.020 curtidas, 49 mil seguidores e um “alcance total” de 151.815. O número de likes (curtidas) e de seguidores difere, pois usuários do Facebook têm a opção de seguir uma página sem apertar o botão like. Esses tipos de seguidores ainda verão as postagens no feed de notícias, mas não serão consideradas na página.
 
Entre as publicações de maior alcance e envolvimento estão as transmissões online (missas diárias, Novena Perpétuo Socorro, Programa Hora da Misericórdia e Trezena de Santo Antônio) e excepcionalmente a descida da imagem original e apresentação do cartaz do Círio 2020.
 
A publicação da Santa Missa do dia 31 de maio teve um engajamento de 739, sendo compartilhada 31 vezes e atingiu 2,2 mil visualizações. O programa Hora da Misericórdia, que tem sido transmitido em cadeia pela Rádio Nazaré e Rede Nazaré de Televisão, no dia 27 de maio teve 864 engajamentos e 2,9 mil visualizações na transmissão. Outro programa com grande destaque é a Novena de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro, transmitida em cadeia com a Rede Nazaré de Televisão às terças-feiras, teve uma taxa de 1369 engajamentos e 49 compartilhamentos, sendo visualizada 3,4 mil vezes.
 
Mário Jorge Alves, Diretor de Comunicação da Fundação Nazaré, explica que, assim como nos outros veículos, o Portal Nazaré e o perfil nas redes sociais produz conteúdo pautado nos valores da Igreja: “nós temos, é claro, muita preocupação, passamos a todos os coordenadores para que todas as nossas ações sejam pautadas nos valores entre os quais a fidelidade, os princípios éticos e morais da Igreja Católica. A transparência no exercício de toda atividade, cultivo do relacionamento fraterno baseado no respeito em sociedade”.
 
Para ele, é de grande valor que o alcance do Evangelho tenha atingido grandes números: “a importância do alcance da Fundação Nazaré para a Arquidiocese de Belém é muito grande. Agradeço aqui pelo empenho e pelo trabalho que a equipe do Portal vem realizando nas pessoas da Lorena Saraiva, da Laís Abud e do Greison Dias, conduzido pelo Alan Monteiro.  É muito importante parabenizar a todos por esse trabalho. Há também uma proposta muito grande para, se Deus quiser, até o final do ano nós atingirmos valores superiores a esse, quem sabe dez vezes mais”.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também