Fundação Nazaré e Cúria recebem relíquia de São Francisco de Assis

Foto: Divulgação.

Na próxima terça-feira, 27, funcionários, voluntários e estagiários da Fundação Nazaré de Comunicação e Cúria Metropolitana acolhem a visita da relíquia de São Francisco de Assis que está peregrinando pelo Brasil desde 2015. A peregrinação integra as comemorações do jubileu de 800 anos de fundação da Ordem Franciscana Secular (OFS) que coordena também as visitas.

A relíquia, de primeiro grau, pois trata-se de um fragmento de parte do fêmur, ofertada pela Cúria Geral dos Frades Menos Conventuais, iniciou a programação jubilosa em setembro de 2015 , no regional de São Paulo, e seguirá até 2021, Ano Jubilar, com a visita a todas as fraternidades de todos os estados do Brasil. Em Belém, a peregrinação teve início no dia 10, na Matriz da Paróquia de São Francisco de Assis, capuchinhos, em São Brás.

Desde então a relíquia passou por diversos espaços, igrejas e comunidades. Entre elas a sede do Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Paulinas, Casa das Irmãs Franciscanas de São José, asilo Pão de Santo Antônio e Casa das Irmãs de Maristelas.

No dia 27, a relíquia inicia o dia de peregrinação, às 9h, com visita à Casa da Fraternidade O Caminho; às 10h segue para a Cúria Metropolitana e, em seguida, às 11h, a Fundação Nazaré. Para Irmão Antônio Alves de Sousa, ministro da OFS local, é motivo de grande alegria levar a devoção a São Francisco de Assis com as visitas: “para nós da Ordem é um momento de grande alegria em que podemos festejar o nosso jubileu com a visita a diversos locais, levando a relíquia do nosso pai seráfico”.

No Estado do Pará a peregrinação da relíquia ocorre desde o dia 17 de agosto, prolongando-se até  28 de novembro de 2018. Os municípios paraenses, confirmados que irão receber a Relíquia sob a responsabilidade da OFS, são: Marabá, Breu Branco, Tucuruí, Abaetetuba, Macapá, São João de Pirabas, Capanema, São Jorge do Prata, Castanhal, Vigia e Belém. No dia 28, a relíquia seguirá para o município de Altamira, onde o regional da OFS possui casas.

São Francisco

São Francisco de Assis é de origem italiana. Aos 24 anos, recusou a riqueza da família e dedicou-se à pobreza. Tinha amor aos pássaros e à natureza. Pelo que conhecido como padroeiro dos animais. Trabalhava no campo, pregava, visitava e consolava os doentes. Deixou de herança o modelo de vida – baseado na vida de oração, minoridade, fraternidade e apostolicidade – seguido pelos irmãos e irmãs da Família Franciscana, composta pela Ordem dos Frades Menores, Ordem das Clarissas, Ordem Franciscana Secular e Ordem Terceira Regular.