Fundação Nazaré retoma especial “Em Família”

Foto: Luiz Estumano

Foi ao ar no dia 28 de agosto, sexta-feira, o programa especial “Em Família”, transmitido pela Rede Nazaré de Televisão, diretamente dos estúdios da TV Nazaré. Trata-se da  oitava edição e a primeira após o início da pandemia do novo coronavírus. Apresentado por Elyvane Barbosa e padre Wagner Maria, ambos da Rádio Nazaré, o programa enalteceu a temática “Tempo de Paz” com ênfase nas novidades criadas pela Igreja em tempo de pandemia, em especial, pela Fundação Nazaré de Comunicação.

Além dos apresentadores acima mencionados, o programa especial “Em Família” teve a participação da banda musical da Casa da Juventude (Caju). O especial realizado há quase três anos, objetiva proporcionar uma manhã festiva aos seus benfeitores que contribuem com a obra de evangelização da Arquidiocese de Belém.
O benfeitor, sempre convidado a estar presente, devido às restrições estabelecidas por decreto estadual objetivando conter a propagação da covid-19, desta vez, acompanhou o programa de sua casa, uma vez que o mesmo foi exibido pela TV Nazaré em cadeia com os demais veículos e redes sociais da Fundação Nazaré.

Um dos primeiros convidados foi Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, que comentou sobre o trabalho prestado pelos veículos de comunicação no tempo de pandemia: “o serviço de comunicação que a Fundação Nazaré presta é justamente criar essa ligação, da família da fé, das pessoas que partilham a mesma fé e querem dar testemunho em comunhão”.

O Arcebispo mencionou a grande experiência e receptividade das celebrações eucarísticas que são transmitidas diretamente da Residência Episcopal: “quantas pessoas se reúnem em volta da televisão e se unem a nós. É muito importante que cheguemos longe, o mais longe possível, para chegar no coração das pessoas. Não paramos de gravar nossos programas pois sabemos da importância deles pra muita gente”.

Para Cônego Roberto Cavalli Júnior, Diretor Geral Fundação, o propósito da Instituição está em levar até a casa dos fiéis, tudo relacionado à Igreja: “mesmo sabendo que nós podemos retomar, mas a Fundação se preocupa em fazer chegar a sua casa essa palavra de esperança, de fé e de confiança”.

Também presente, Marcos Aurélio de Oliveira, Diretor Administrativo Financeiro da Fundação Nazaré, mencionou as novidades que a pandemia proporcionou à instituição, como as celebrações da casa episcopal e o crescimento do programa “Hora da Misericórida”: “Fomos, com certeza, canal de graça para muitas pessoas”.

Participações

A Família Nazaré é a razão do programa “Em Família” ter sido criado pela Fundação Nazaré de Comunicação para levar ao conhecimento do público todo o trabalho realizado com a ajuda dos sócios benfeitores (Família Nazaré), uma quantidade de pessoas que dedica-se a ajudar a Arquidiocese de Belém a manter a instituição que é a responsável pela comunicação oficial arquidiocesana.

Muitos desses integrantes da Família Nazaré deram seu testemunho de vida ressaltando a importância que a Fundação teve durante o início da pandemia. Ana Santana, uma dessa pessoas, apegou-se à programação orante: “assisto sempre os terços e pra mim foi maravilhoso, pois na pandemia fiquei muito em casa. Adoeci durante este tempo e eu me apegava à programação orante, que me fortaleceu”.

Outro testemunho foi de Zuleide Abreu, que aproveitou-se das orações e espiritualidade presentes na programação: “mesmo não podendo ir a igreja, mas a igreja estava dentro da minha casa, através da televisão e da Rádio Nazaré. Os terços, as Missas foram meu conforto. Só tenho a agradecer a Deus e a todos vocês que fazem parte da Fundação Nazaré, que trazem conforto pro nosso lar, declarou a telespectadora”.

Destacou-se, ainda, durante o programa, o trabalho das paróquias da Igreja de Belém que, com sua criatividade e dedicação, utilizaram-se da tecnologia para transmissões de missas e shows. Albano Martins, Diretor Coordenador do Círio de Nazaré, esteve presente e destacou também o papel da Fundação Nazaré como emissora oficial da Festa de Nazaré, este ano com adaptações:

“Os canais da Fundação Nazaré são primordiais. Todos vão ter acesso, inclusive com perspectivas melhores. Por exemplo, na noite do manto, a Igreja fica lotada e com as câmeras que serão instaladas, todo primor técnico será aplicado na transmissão. Temos certeza que as imagens serão inesquecíveis para o devoto que estiver acompanhando”.

Sorteio – No fim do especial foi sorteada uma imagem de Nossa Senhora Rainha da Paz entre os benfeitores da Família Nazaré. A ganhadora foi a benfeitora Floraci Oliveira Monteiro.