Fundadores da Fazenda da Esperança visitam o Pará

 
Desde 28 de janeiro, os fundadores da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli, visitam  comunidades terapêuticas localizadas no Estado do Pará. A visita objetiva acompanhar o desenvolvimento do trabalho realizado no tratamento de dependentes químicos na Região. A comunidade Dom Eliseu Maria Corolli, em Bragança, foi a primeira instituição visitada pelos religiosos juntamente com representantes dos centros situados na Região Norte, entre os quais Redenção, Tucumã, Abaetetuba, Óbidos e Belém, no Pará; no Amazonas, São Gabriel da Cachoeira, e Iracema, em Roraima. Na ocasião, além da visita e da celebração eucarística, presidida pelo Padre Vinicius Gouvêa, houve a inauguração da capela e, ainda, a renovação dos votos de alguns membros.  Nos dias 3 e 4, visitaram a Fazenda Dom Ângelo Frosi, em Abaetetuba. Esta atende mulheres em situação de dependência química. Na ocasião se reuniram com Dom José Maria Chaves, Bispo da Diocese de Abaetetuba, e com autoridades municipais. 
 
 
Maior obra de caridade da América Latina
 
Distribuída em 120 centros, em 17 países, a Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica com mais de 30 anos de experiência na recuperação de jovens dependentes químicos, surgiu no berço da Igreja e é considerada como a maior obra de caridade da América Latina. O trabalho desenvolvido baseia-se no tripé convivência em família, trabalho como processo pedagógico e espiritualidade. 
 
 
Em relação à Região Norte, em especial no Pará, Frei Hans afirmou que muito o orgulha o trabalho: “Sinto uma grande alegria em ver o desenvolvimento dos trabalhos aqui na Região. É bonito de ver como jovens encontram nesses espaços esperança para nova vida, encontram um novo sentido para a sua vida. Mas o que mais me agrada também é ver as famílias que antes sofriam com os filhos nas drogas e agora encontram a esperança de dias melhores na vida de seus filhos ”.  
 
O último compromisso dos fundadores da Fazenda da Esperança no Estado será no município de Óbidos, onde está localizada a Fazenda Santa Clara, de onde retornarão à cidade de Guaratinguetá, São Paulo, sede da comunidade. 
 
Fazenda da Esperança Nossa Senhora de Nazaré
 
 A Fazenda da Esperança Nossa Senhora de Nazaré, última inaugurada no Pará, também foi visitada. Frei Hans e Nelson, antes de embarcarem para Mosqueiro, onde se localiza a comunidade, reuniram-se com Dom Alberto Taveira, com benfeitores e com a diretoria da casa. Com um pouco mais de dois anos a Fazenda, pertencente à Arquidiocese de Belém, vem dando frutos positivos, segundo Nelson: “quando chegamos à Fazenda da Esperança aqui do Mosqueiro, ficamos surpreendidos com a rapidez do desenvolvimento das construções e, mais importante ainda, da construção de homens novos. O fato de, apenas em dois anos de existência, sete jovens terem concluido seu processo de um ano na Fazenda, muito nos agrada. O certificado que receberam demonstra que a fazenda criou raízes na Arquidiocese de Belém,  tamanha a rapidez com que esses filhos da região foram formados e estão dando testemunho. Inclusive, diga-se de passagem, dois desses que completaram um ano na Fazenda da Esperança estão indo conosco (fundadores) para uma missão muito especial na Europa. A Arquidiocese de Belém pode se orgulhar de em apenas dois anos preparar dois missionários que darão seus testemunhos de esperança para o mundo, assim como outros que no seu retorno à sociedade provam a importância da Fazenda. Glória seja dada ao Senhor pelo que realizou  através desse instrumento que é o povo da Arquidiocese”.
 
Para Frei Hans a Fazenda de Belém é um verdadeiro milagre: “Há dois anos chegamos a esse terreno que era só mato. Não existia estrada e para se chegar era necessário barco. Agora, olho e vejo o quanto é impressionante o nível a que chegou esse trabalho: quatro casas, estrada bonita, energia e muitos planos, dentre outros, de construção de mais casas e de um barracão, capela e praça. Isso revela que a Fazenda é uma grande família que como sabe trabalhar bem!”.
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também