Este ano, a Capela de Santo Antônio, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, realizou a sétima edição do Hallel. O encontro, que é realizado no conjunto Paraíso dos Pássaros, contou com dois momentos, o primeiro fora o torneio de esportes, realizado na quadra do colégio Ida de Oliveira, no sábado, 3, e o segundo no dia 4, domingo, no pátio da Capela de Santo Antônio, com a presença do Bispo Auxiliara de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro e toda a comunidade paroquial.
O Hallel deste ano ocorreu em dois dias, 3 e 4 de fevereiro, com programação extensa e profunda, voltada para a juventude da Região Episcopal Santa Cruz, em especial os jovens da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, e algumas paróquias vizinhas, juntamente com a proposta de aprofundamento espiritual e comunitário.
Tema da festa
Todo ano a coordenação do Hallel escolhe um tema e um lema para ter como base a linha evangélica que se deve seguir. O Papa Francisco tem nos convidado a ir, sair de nós mesmos e buscar caminhar, sempre dialogando com a realidade que nos cerca. O cristão não deve ser alienado, muito menos indiferente com as problemáticas do mundo. O tema do Hallel 2024 foi “ser cristão o tempo todo”, que nos remete a necessidade de um cristianismo diário, que não se limita ao templo, mas que, tendo em base sua forte crença nas ações de jesus, busca repetir isso na vida cotidiana. Ser cristão não se limita as vestes, canções ou símbolo que se carrega no peito ou nas mãos. Ser cristão o tempo todo é uma proposta de abertura para as ações de preocupação com os outros, mas, em especial, os marginalizados, os que não tem onde comer, onde morar e onde se abrigar. Ser cristão o tempo todo é olhar para o oprimido e perseguido, nós devemos ser sua voz. Para realização do Hallel, meses e, muita das vezes, um ano antes, o tema proposto começa a ser colocado em prática, por meio de encontros, formações e espiritualidades. O lema do Hallel nos diz:” sair de nós mesmos”, que é uma extensão do tema. Sair de nós mesmos tem a ver com desconstrução. Infelizmente, alguns de nós, como reflexo de nossa sociedade, somos munidos de limitações. Essas limitações nos levam ao preconceito, rejeição e engessamento. Para ver o irmão, que é a imagem de cristo, precisamos sim sair de nós mesmos. E isso é o que o Papa Francisco tem nos convidado. Quando abraçamos este convite nós e nossos irmãos ganhamos.
Espiritualidade
Domingo, 3, a Capela de Santo Antônio acolheu centenas de jovens e paroquianos para missa campal de encerramento do evento. O encontro começou às 16h com Adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões e aconselhamento. O pároco, padre Paulo Cruz, confessou e aconselhou vários jovens dos grupos presentes. A Santa Missa foi celebrada por Dom Antônio de Assis, bispo que durante todos estes anos tem sido um pastor presente para juventude paroquial. Para o grupo Avivamento, organizadores do Hallel, o encontro tem como proposta maior o reacender da chama evangélica. Sem ânimo e, Avivamento, não há saída, nem encontro, muito menos acolhida.
O hallel
O significado da palavra Hallel tem como base os salmos 113-118. Entoado em momentos festivos e de graça, essa palavra tem raízes no hebraico e no aramaico. Os judeus, como vemos no primeiro testamento, se reúnem para comemorar, ou seja, louvar a Deus, e isso chamamos de Hallel. O Hallel, basicamente, significa louvor, festa, comemoração ou graça. Sempre que estamos juntos, comemorando com nossos irmãos, louvando e bendizemos, estamos fazendo Hallel. Embora essa palavra não seja tão conhecida, como as demais titulações que invocam e fazem referencias aos momentos festivos da bíblica, ela tem um profundo significado de gratidão por meio da alegria. Há várias formas de se conectar com Deus e uma delas é a alegria, a festa, o dom da animação que transborda entre os irmãos.
O esporte
O Hallel é realizado há 7 anos, contudo, como uma forma diferente de evangelizar e agregar, há 4 anos foi anexado a programação de encontros o torneio de esportes. Durante a pandemia, que acometera o mundo há pouco tempo atras, os organizadores do evento, em 2021, optaram pela prática do esporte, como forma de dialogar, unir e descontrair a juventude paroquia. A proposta deu tão certo que, este ano, pela primeira vez, a abertura do Hallel foi em uma escola (Ida de Oliveira-Conjunto Providência). O evento ocorreu durante toda a tarde, entre 8h da manhã e 18:30h da noite. O torneio também conta como uma forma de Hallel, pois ali, em unidade, todos brincam, louvam e se divertem. O grande vencedor do Hallel sempre é a unidade.