Homenagens a São Sebastião em municípios paraenses

 
Devotos de São Sebastião celebram o santo no dia 20. Ele é considerado defensor da Igreja. Em vários lugares do Brasil  têm-no como padroeiro Brasil e nesse dia aí ocorrem programações em sua honra.  No Pará vários municípios prestam-lhe homenagens, destacando-se Belém, Santa Bárbara, São Sebastião da Boa Vista e Igarapé Açu.
 
 
São Sebastião da Boa Vista, no Marajó

A Paróquia de São Sebastião da Boa Vista, no município com o mesmo nome, na Ilha do Marajó, festeja desde o dia 10 deste mês o seu padroeiro, com o tema “Sejam Santos como o vosso Pai Celeste é Santo”. A programação litúrgica e cultural iniciou-se oficialmente com o círio fluvial,  quando sua imagem foi transladada da comunidade de São Francisco, na ilha da Jararaca, até a matriz da paróquia, na zona urbana, com expressiva entusiastica participação popular durante todo o trajeto.  
 
A programação litúrgica e cultural iniciou-se oficialmente com o círio fluvial,  quando sua imagem foi transladada da comunidade de São Francisco, na ilha da Jararaca, até a matriz da paróquia, na zona urbana, com expressiva entusiastica participação popular durante todo o trajeto.  
 
 
Em Belém a programação concentra-se na Sacramenta

A Paróquia de São Sebastião, no Bairro da Sacramenta, iniciou programação no dia 13, com o tema “São Sebastião, defensor da Igreja, ajudai-nos a cultivar e guardar a criação”. No dia do padroeiro, 20, acontecem três celebrações. 

 
A das 7h será presidida pelo Padre Pedro Diocrésio Francisco; a das 9h, pelo Cônego Joel Lopes de Oliveira e a das 19h, por Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém.   À tarde haverá a procissão com a imagem do padroeiro, de um Shopping, na Avenida Senador Lemos até a matriz.  Encerramento da festividade: domingo, 22. 
 
Em Igarapé-Açu honras ao padroeiro do município

Em Igarapé-Açu, Nordeste do Pará, a festividade de São Sebastião, padroeiro do município, ocorre de 13 a 22, com o tema “São Sebastião, rogai por nós, para que nossas famílias vivam o amor e a alegria”. Na sexta-feira, 13,  centenas de devotos homenagearam o padroeiro, com o levantamento do mastro, tradição de 123 anos.  O povo foi à floresta em busca de uma árvore cujo tronco desse um bom mastro.  Abençoado pelo pároco, ele foi decorado com folhas, frutos e flores e levado nos ombros por homens até a frente da matriz , onde foi  erguido. 

 
Em Santa Bárbara do Pará acontece tradicional festividade

Em Santa Bárbara do Pará, na Região Metropolitana, o padroeiro da cidade será venerado com grande festa. Com o tema “Com São Sebastião busquemos nossa Fé em Jesus”, a festividade começou dia 11 e termina dia 22, com o círio, de número 86. Diariamente, Missa, às 19h, seguida da  programação cultural no arraial paroquial.  Um dos momentos mais aguardados pelos fiéis é a procissão de levantamento e derrubamento do mastro dedicado ao glorioso São Sebastião.  Em relação à escolha do tema deste ano, o pároco, Padre Edinaldo Duarte, afirma que objetiva refletir sobre a intolerância religiosa: “Em pleno século XXI encontramos irmãos e irmãs nossos que são mortos em tantos países. Outros têm seus direitos civis cassados por serem cristãos, outros são condenados à prisão ou à morte por sua fé em Jesus. São fatos atuais, que encontramos em nossos noticiários. O martírio nos chama a atenção para a fé, para a doação da vida, para a convicção, para a coerência entre fé e vida, entre a palavra e o testemunho. Vivenciar a radicalidade, aquilo que se acredita. São Sebastião nos dá o exemplo ao demonstrar que a fé não é apenas uma profissão verbal de verdades dogmáticas, mas uma maneira nova de viver, uma ação de amor a cada dia”. 
 

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também