Homilia da Vigília Pascal

 
Caríssimos irmãos e irmãs, reunidos para celebrar esta Santa Vigília Pascal, Mãe de todas as Vigílias e Celebrações litúrgicas. O Evangelho que ouvimos antecipa as horas, levando-nos ao amanhecer do primeiro dia da semana. É um tempo luminoso, capaz de conduzir-nos além das muitas escuridões que possam existir em nossos corações!
 
A PALAVRA:
 
Maria Madalena e a outra Maria foram ao sepulcro. incríveis estas mulheres, que vencem a morte, sem medo de abrir seus olhos atentamente ao espetáculo terrível da morte, porque o amor é mais forte do que a norte (Cf. Ct 8,7).
O Anjo do Senhor retirou a pedra do sepulcro e sentou-se nela! Parecido com Jacó, diante de Raquel que rolou a pedra que impedia o acesso à água de um poço (Cf. Gn 29,2ss). O Céu se inclina sobre a nossa pobre terra, para retirar todo o peso que nos impede de amar! O sepulcro de Cristo é o verdadeiro poço de onde brota água viva!
Os guardas, por sua vez, ficam como mortos! Ficam assustados diante da ação de Deus sobre a terra. Do mesmo modo que a cidade de Jerusalém se assustou com o anúncio do nascimento do Rei dos Judeus (Mt 2,3), o mesmo acontece agora, quando Jesus ressuscita.
 
“Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado” (Mt 28,5). Desde o início, “o que procurais?” Aos primeiros discípulos foi dirigida esta palavra, assim como no horto das Oliveiras aos que vinham prendê-lo, esta é a pergunta. É a pergunta que ressoa nos corações, e assim será até o fim dos tempos. O desejo de conhecer Jesus é um selo de amor posto em cada coração!
 
“Vinde ver o lugar em que ele estava”! Como no princípio as mãos maternais da Virgem Maria o reclinaram na manjedoura, ele foi deposto no ventre da terra, para reviver para sempre!
 
“Ide depressa contar aos discípulos”. Às mulheres e a todos nós se pede prontidão, disponibilidade absoluta. Deus bate à nossa porta! Por que fazê-lo esperar? “As mulheres partiram depressa”. Elas foram correndo! Vêm à mente a palavra do salmista: “Corro pelo caminho dos vossos mandamentos, quando dilatais meu coração (Sl 118, 32).
“Jesus foi ao encontro delas”. Ele toma a iniciativa, com o anúncio da alegria. Quando ele aparece em nosso horizonte, quando visita os nossos caminhos, não pode existir outra coisa, senão a alegria, aquela que ninguém poderá tirar-nos! (Cf. Jo 16,22)
 
“Abraçaram seus pés e o adoraram”. O contato com o Senhor ressuscitado começa pelos pés, parte da terra, do ponto mais baixo. As mulheres reconhecem os passos do amor, que as havia encontrado. É ele mesmo, peregrino em nossa terra, e que continua sua incansável viagem, a sua Páscoa de Salvação para todos nós. Seus pés não desprezam nenhuma soleira de qualquer casa. Ele quer visitar a todos! E as mulheres reconhecem que Jesus é mesmo o Senhor, o único Deus! Também nós, prostremo-nos por terra para dizer que sim, nós acreditamos: Ele ressuscitou verdadeiramente!
 
“Ide anunciar aos meus irmãos”. Tudo começou na aurora, na passagem das trevas da noite para a luz. Agora é possível receber o mandado de Cristo. Com as mulheres, estamos prontos a levar esta experiência de Cristo conosco, para contar o que ele nos fez. Pode florescer o amor entre nós e o Senhor, Vamos aos irmãos!
 
“Na Galileia eles me verão”. Galileia é a curva, o anel do amor, como diz o significado da palavra. É a terra onde o Senhor vem unir-se para sempre a nós. Ele põe em nosso dedo o anel da Nova Aliança: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20)
 
“Ele ressuscitou dos mortos”. Este é o grande anúncio da vitória, o canto de plena felicidade, que nos é dado de presente. É palavra de vivida, inscrita nos corações, para ressoar de todos os modos possíveis e em toda parte. Nenhuma morte é mais forte do que esta palavra!
 
“Ele vai à vossa frente na Galileia”. O Senhor ressuscitado vai à frente, guia e acompanha, sempre da morte para a vida! Devemos apenas segui-lo, colocar nossos pés nas pegadas por ele deixadas!
“As mulheres correram com grande alegria”. É a alegria anunciada,  guardada e doada, passa adiante como testemunho do amor.1
 
A VIDA:
 
Irmãos e irmãs. Não descrevemos fatos do passado! Hoje é Páscoa, hoje é Ressurreição do Senhor! O que levaremos da celebração da Páscoa?
 
l Somos missionários e evangelizadores. Nosso mundo ferido e cansado suplica pela esperança que está em nossos corações, por sermos homens e mulheres de fé! Não é lícito para nós, cristãos. deixar na angústia da violência e da corrupção a nossa geração. A tocha da vitória sobre a morte está em nossas mãos. A nossa geração não tem direito à derrota e ao desânimo. As velas que daqui a pouco acenderemos no Círio Pascal sejam sinal do incêndio de amor, que há de brotar do coração da Igreja nesta Páscoa! E haveremos de correr, como as mulheres do Evangelho que ouvimos, com a presteza que vem da fé na Ressurreição de Cristo.
 
l Certamente encontraremos muitos sepulcros fechados, muitas pessoas arrasadas pelos próprios pecados ou pelos pecados dos outros. Ao Anjo da manhã da Ressurreição, peço licença para que cada pessoa aqui presente tome coragem para arrastar alguma pedra e anuncie que a vida já brotou. 
 
l A missão se dirige à Galileia da vida. É lá, no seu ambiente de trabalho, em sua família, nas curvas de nossas ruas ou de nossos rios, que se encontra o seu campo para evangelizar em nome de Cristo e da Igreja. A partir da Páscoa, olhe com olhos novos seu cotidiano e as pessoas com as quais você convive.
 
l Somos chamados a ser mensageiros da alegria, e esta é fruto do Espírito Santo, o presente do Cristo Ressuscitado. Nasça de dentro de cada um de nós o apostolado da alegria! 
 
l “A Ressurreição é garantia de que, por nosso amor, Jesus foi até o mais profundo das angústias humanas, para resgatar, na força da Ressurreição, a todos os que experimentam todo tipo de escravidão. Não há limites para a força redentora da Páscoa de Cristo. Que eles se chamem crise, tristeza, corrupção, pecado, morte, tudo pode ser vencido por aquele que vence o mundo! Nele, Cristo Morto e Ressuscitado, chegue ao seu coração os votos de Santa Páscoa”. (Mensagem de Páscoa de 2017 – Dom Alberto Taveira Corrêa)
 
Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém do Pará
 
1 Cf. Lectio divina sui Vangeli festivi, Elleedici, 2010, páginas 213-220
 
 
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também