|
|||
1Havia um doente, Lázaro, de Betânia, o povoado de Maria e de Marta, sua irmã. 2 Maria era aquela que ungira o Senhor com perfume e enxugara os pés dele com seus cabelos. O irmão dela, Lázaro, é que estava doente. 3 As irmãs mandaram… dizer a Jesus: “Senhor, aquele que amas está doente”. 4 Ouvindo isso, Jesus disse: “Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”. 5 Jesus era muito amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro. 6… Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde se encontrava. 7 … disse aos discípulos: “Vamos de novo à Judeia”. 8 Os discípulos … : “Mestre, ainda há pouco os judeus queriam apedrejar-te, e agora vais outra vez para lá?” 9 Jesus respondeu: “O dia não tem doze horas? Se alguém caminha de dia, não tropeça…10-11 Depois acrescentou: “O nosso amigo Lázaro dorme. Mas eu vou acordá-lo”. 12-14 Então Jesus disse abertamente: “Lázaro está morto. 15 Mas, por causa de vós, alegro-me por não ter estado lá, para que creais…” 16-20 Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21… Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22 Mas mesmo assim,… o que pedires a Deus, ele to concederá”. 23 Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24 Disse Marta: “Eu sei … na ressurreição, no último dia”. 25 … Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida…26…Crês isto?” 27 … ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que deve vir ao mundo”. 28 Depois…ela foi chamar a sua irmã Maria, dizendo baixinho: “O mestre está ai e te chama”. 29 …Maria ouviu isso, … e foi ao encontro de Jesus. 30-32…caiu de joelhos diante dele e disse-lhe: “Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido”. 33 Quando Jesus a viu chorar…35 Jesus chorou. 36-39Disse Jesus: “Tirai a pedra!” Marta…interveio: “Senhor, já cheira mal. Está morto há quatro dias”. 40 Jesus lhe respondeu: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?” 41-43 Tendo dito isso, exclamou com voz forte: “Lázaro, vem para fora!” 44 O morto saiu… Jesus lhes disse: “Desatai-o e deixai-o caminhar!” 45 …muitos judeus…e viram o que Jesus fizera creram nele.
Comentário
O tema principal é a fé na pessoa de Jesus: “alegro-me por não ter estado lá, para que creais” (v 15); “Eu sou a ressurreição e a vida…Crês isto?” (v 27); “Sim Senhor, eu creio…” (v 27); “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?” (v 40); e conclui o texto: “viram o que Jesus fizera creram nele” (v 45).
A confiança em Jesus é asseverada por ambas as irmãs de Lázaro: “Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido” (v 21.32). E continua: Mas mesmo assim, o que pedires a Deus, ele to concederá (v 22). O pedido de Jesus a Deus; a fé em Jesus ultrapassa a realidade e o poder da morte! (v 40): Jesus é mais forte que a morte!
A morte para Jesus é um simples sono. O poder de sua voz livra seu amigo e amigos das amarras da morte. Para tal, muitos e todos devemos crer nele (v 45).
|
|||
Homilia Dominical: São João 11,1-45
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Jubileu das Comunicações
21 de janeiro de 2025
Descubra os símbolos do logotipo do Jubileu
21 de janeiro de 2025
Domingo da Palavra de Deus: a celebração do Papa no Vaticano em 26 de janeiro
21 de janeiro de 2025