Homilia Dominical: São João 1,29-34

 
29 João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. 30 Dele é que eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que passou a minha frente, porque existia antes de mim’. 31 Também eu não o conhecia, mas, se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. 32 E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba, do céu e permanecer sobre ele. 33 Também eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34  Eu vi e dou testemunho: este é o Filho de Deus!”

 
Comentário
 
Quando ouvimos o Batista dizer no texto: “Eis o cordeiro de Deus” (v 29), nos faz lembrar o ‘cordeiro de Abraão’ que foi imolado em lugar de seu filho Isaac, orientado e requerido por Deus (Gn 22,13). O Antigo Testamento preanuncia o Novo, que desponta cumprindo o projeto salvífico do Senhor. Isaac é prefiguração do Cristo; ele, o filho único de Abraão, foi substituído por um cordeiro; mas o unigênito Filho de Deus, Jesus Cristo, não foi substituído; ele próprio é o ‘cordeiro’ que foi imolado pela salvação de todos. João o apresenta como aquele “que tira o pecado do mundo” (v 29).
 
Comparando os dois filhos se vê que Isaac diz: “Pai… onde está o cordeiro para o sacrifício?” (Gn 22,7). E Jesus diz: “Pai se é possível, afasta de mim este cálice; mas não se faça a minha vontade e sim a tua” (Lc 22,42). Logo Jesus conclui: ‘“Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito’ e dizendo isto, expirou” (Lc 23,40).
 
Na festa anual e máxima para o povo bíblico em busca da terra prometida está o “cordeiro pascal”, que celebra a presença salvadora de Deus na história de seu povo e é símbolo da unidade deste mesmo povo (Ex 12, 1-14).
Além do significado do ‘cordeiro de Deus’ apontado por João e que está ligado ao cordeiro de Abraão, e ao cordeiro pascal, este ‘cordeiro’ joanino está principalmente cumprindo em Jesus, a figura do cordeiro mudo e sofredor anunciado pelo profeta Isaias: “foi oprimido e humilhado, mas ele não abriu a boca. Como um cordeiro levado ao matadouro…” (Is 53,7-8). Logo, Filipe é inspirado a partir do texto “Isaiano” do cordeiro, para anunciar Jesus Cristo ao eunuco etíope (At 8, 26-35).
 
O encontro entre João Batista e Jesus foi muito solene nos rituais e palavras. Jesus se mantem mudo e deixa que a voz venha só do Batista, legitimando-o como o Cristo e reconhecendo-o diante da multidão (v 30-31). Jesus veio perdoaros pecados (v 29).Somos pecadores e o encontramos. É bom saber que só o encontro pessoal com Jesus, nos permite conhece-lo, e conhecer quem somos e a nossa missão de testemunhá-lo!  
 
E João comenta: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba, do céu e permanecer sobre ele” (v 32).  Ora, se contemplarmos o pouso de uma pomba, veremos o seu plainar, ou pairar no ar, assim como no início da criação a bíblia diz: “o espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1,2). Deus é fonte da vida (Gn 2,7) e o batismo no Espírito é fonte da vida nova, definitiva e eterna, trazida por Jesus Cristo.

 

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