Homilia Dominical: São João 14,1-12

 
 Disse Jesus: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós; 3e quando eu tiver  ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5 Tomé disse a Jesus “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8 Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acredita-me, eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que essas. Pois eu vou para o Pai”.

 

 
Comentário
 
 
Jesus faz brotar de seus lábios este pensamento: “Não se perturbe o vosso coração”! Ora, o coração é o ponto mais importante da vida! É no coração, pelo amor, que se estabelece a genuína ligação com Deus, que a bíblia o define como o Amor por excelência (1Jo 4,8.16). E o comando divino diz: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração” (Dt 6,5). Por outro lado repreende: “Este povo…honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”(Is 29,13). E qual é o meio a evitar que o coração “se perturbe”? – incrementando a fé: “Tendes fé em Deus, tende fé em mim também” (v 1). Portanto, a fé é a alavanca indispensável para remover os escombros do nosso itinerário de vida.
 
No capítulo 13 do evangelho de João (13,33-36), Jesus anuncia sua iminente separação do grupo (morte), e os apóstolos ficam profundamente abalados. E agora o capítulo 14 vem restabelecer a paz. É notório que o real motivo do abalo ou desapontamento, está na falta de fé. Então Jesus os exorta à fé. Não podemos ser cristãos sem cultivar a fé.
 
Jesus responde ao comentário de Tomé (v 5), dizendo que não importa a sua partida, mas sim importa que saibam quem ele é: o caminho, a verdade e a vida (v 6). Ele é a única via de acesso à salvação; ele é a verdade que buscamos inutilmente fora dele; ele é o vivente, o que existia antes de Abraão e que vai além da morte, e que estará conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28,20).
 
Felipe parece não entender tudo o que Jesus falou de “ver o Pai” e reclama uma “teofania” como a de Moisés no Sinai (Ex 33,18): “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” (v 8). Porém, Deus já não se manifesta naquele estilo e sim através do rosto humano do Filho Jesus: “Quem me viu, viu o Pai…eu estou no Pai e o Pai está em mim” (v 9-11). Eis a fé requerida para superar as adversidades de nosso dia a dia.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também