|
|||
5Jesus chegou a uma cidade da Samaria…6…Cansado da viagem,… sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio dia. 7Chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”. 8-9A mulher samaritana disse, então, a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?”…10Respondeu-lhe Jesus: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”. 11A mulher disse a Jesus: “Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? 12Por acaso és maior que nosso pai Jacó…”? 13Respondeu Jesus: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. 14Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele fonte de água que jorra para a vida eterna”. 15A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede nem tenha de vir aqui para tirá-la”. 16Disse-lhe Jesus: “Vai chamar teu marido e volta aqui”. 17-19A mulher disse a Jesus: “Senhor, vejo que és um profeta! 20Os nossos pais adoraram nesse monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar”. 21Disse-lhe Jesus: “Acredita-me, mulher…22-24Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”. 25A mulher disse a Jesus: “Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai nos fazer conhecer todas as coisas”. 26Disse-lhe Jesus: “Sou eu, que estou falando contigo”. 27-28Então a mulher deixou o seu cântaro e foi à cidade, dizendo ao povo: “Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Será que ele não é o Cristo?” 30O povo saiu da cidade e foi ao encontro de Jesus. 31-39Muitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus, por causa da palavra da mulher que testemunhava: “Ele me disse tudo o que eu fiz” 40-42E disseram à mulher: “Já não cremos por… tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”.
Comentário
A região da Samaria foi sempre litigiosa para o povo bíblico, pois ela marca na história, desde o VIII século antes de Cristo, uma divisão da nação e da religião. Os samaritanos eram tidos como infiéis e antagônicos aos judeus. Daqui se entende a pergunta da mulher: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” (v 9). E isto porque Jesus pedira: “Dá-me de beber” (v 7).
O povo de Deus tem sede no deserto a caminho da terra prometida (Ex 17,2). Jesus diz ter sede no patíbulo da cruz (Jo 19,28). Mas aqui ele pede a inversão, e o apelo acontece: “Senhor, dá-me dessa água…”(v 15). Ninguém pode viver sem água, mas ele tem a água da verdadeira vida (v 14).
Para entender quem é Jesus necessita-se a fé: “Acredita-me, mulher…” (v 21); ‘Muitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus, por causa da palavra da mulher’ (v 39). E dizem: “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”(v 42). O contato direto com Jesus é o mais seguro para a salvação em qualquer situação.
|
|||
Homilia Dominical: São João 4, 5-42
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Papa: a linguagem universal da caridade não precisa de tradutor, todos a entendem
5 de dezembro de 2024
Atualização do documento 85, base para o trabalho pastoral junto aos jovens
5 de dezembro de 2024
Arquidiocese de Santarém ganha novo sacerdote
5 de dezembro de 2024