Ibem promove formação para missionários e ministros

 
Nos dias 11 e 12 de março a coordenação de Pastoral da Arquidiocese, por meio do Projeto Igreja de Belém em Missão (Ibem), promove formação para ministros da Palavra e leigos missionários das áreas missionárias de Belém e região metropolitana. A formação objetiva instruir colaboradores para auxiliar os presbíteros em celebrações dominicais e semanais nas comunidades e setores missionários das paróquias da Arquidiocese de Belém.
 
Iniciada no ano passado, a formação permanente é realizada sempre duas vezes ao ano, sendo esta a primeira deste ano. As próximas estão previstas para o segundo semestre, durante o mês de setembro. A formação integrada é destinada aos ministros da Palavra enviados no ano passado e aos leigos missionários do Projeto Arquidiocesano Igreja de Belém em Missão que desempenham atividades nas paróquias e comunidades das áreas missionárias.
 
A formação bíblica tem como base o Evangelho do Ano, este ano  Mateus. O estudo será conduzido pelo Padre Luiz Anzalone. O estudo é um aprofundamento, voltado, sobretudo,  para os ministros da Palavra que atuam diretamente nas comunidades durante a liturgia da Palavra, devido à falta da celebração eucarística presidida pela padre responsável pela comunidade. 
 
O vigário geral para a Pastoral, Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata (Cid), destaca a importância dos ministros da Palavra: “Aqueles que não têm acesso à missa, tem acesso à Palavra. É de fundamental importância que o ministro da Palavra seja essa ponte, que faz com que o católico não fique sem a escuta, sem a reflexão da Palavra, no dia de domingo. É missão da paróquia ir ao encontro dessas pessoas e o ministro da Palavra seria essa pessoa, a figura mais próxima para isso. Consideramos importante a manutenção, a criação e a multiplicação desses ministros.” 
 
Cerca de 200 missionários são aguardados a cada dia de formação. Cada um dos participantes receberá material para dar suporte à formação. No sábado, 11, ela será para os da área missionária Belém, das 14 às 19h, e no domingo, 12, da área missionária metropolitana, das 8h às 13h. Constam da programação abertura, apresentação, acolhimento das pessoas e, ponto forte, a formação.
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também