Igreja dá adeus ao Padre Odorico Raffin

SaCERDOTE foi atuante em Belém. Além da missão na Arquidiocese, construiu várias igrejas.

A Arquidiocese de Belém emitiu nota “com profundo pesar pelo falecimento do Padre Odorico Raffin, aos 98 anos, ocorrido na tarde de quinta-feira, 16 de novembro, em Pordenone, Itália”. Assim, a Igreja por quem tanto o sacerdote se empenhou, tomou ciência da sua Páscoa definitiva. Fica conosco o seu legado, o sacerdote que zelava pela evangelização, tinha alegria em organizar locais especiais para o povo de Deus se reunir: as igrejas. Ele deixa muitas delas na Arquidiocese de Belém.

Padre Odorico Raffin nasceu na Itália, em 29 de março de 1925, foi ordenado sacerdote em 2 de julho de 1950 e dedicou quase 30 anos de seu serviço pastoral à Arquidiocese de Belém.
Destacava-se por sua generosidade como grande benfeitor da Arquidiocese, onde projetou e construiu dezessete igrejas.

Dentre as suas mais recentes obras, conta-se a última edificação: a Paróquia São Padre Pio de Pietrelcina, em Marituba. Foi concluída em abril de 2021 e inaugurada em 23 de setembro de 2021, sendo, na época, a 102ª paróquia erguida na Arquidiocese de Belém.

“Neste momento de pesar, solicitamos a todos que elevem suas preces em sufrágio de sua alma. Que Nossa Senhora conceda conforto aos familiares e amigos, envolvendo-os em sua proteção nesta hora de dor e tristeza”, são parte da nota da Arquidiocese comunicando o seu falecimento.

INTENSA MISSÃO
Padre Odorico foi um sacerdote esforçado para manter-se diante Deus, fazendo a sua obra, era para o Senhor todo o seu fervor e empenho missionário, preferindo a ação concreta da edificação de suas obras em prol da Igreja.

Uma das raras notícias sobre padre Odorico, foi publicada pelo Jornal Voz de Nazaré em 2018, quando ele completava 68 anos de sua Ordenação Sacerdotal. “Foi entre amigos que o Padre Odorico Raffin celebrou os 68 anos de sua ordenação sacerdotal. Dom Antônio de Assis Ribeiro, um dos bispos auxiliares de Belém, presidiu a celebração eucarística em Ação de Graças na Residência Episcopal”, local onde o sacerdote aniversariante residia, indicava a matéria.

Pe. Odorico iniciou seu ministério na Itália e dedicou-se totalmente para o crescimento da obra. Quando mudou-se para o Brasil, ele focou sua missão na edificação de templos: “Dia após dia a população de Belém cresce e necessita de igrejas”, disse ele a nossa reportagem, à época.

Responsável pela construção de igrejas, entre elas a Matriz da Paróquia de São Pio X, no Complexo do Seminário Maior, na BR-316, padre Odorico estava a todo tempo projetando edificações.

Também nessa reportagem, Dom Antônio de Assis Ribeiro destacava esse serviço de padre Odorico como “importantíssimo para a Igreja de Belém. Temos grandes áreas missionárias com pouco atendimento católico e ele está atento a essas situações e construindo novas estruturas. É realmente edificante. Ele representa duas habilidades: de um lado, sabe construir, e por outro lado, sabe motivar comunidades.”

Além da atividade na construção civil,Pe. Odorico também conduzia o Movimento Comunhão e Libertação, voltado para a experiência com Cristo nos ambientes, valorizado a cultura e prezando pela caridade. O movimento chegou ao Pará ainda na década de 80 e mantinha-se atualmente com um grupo organizado por ele que vivencia essa missão em Belém.

Fotos: Arquivo Rede Nazaré/Luiz Estumano

Compartilhe essa Notícia

Leia também