Há dias, o Governo do Estado decretou estado de Calamidade Pública no Rio Grande do Sul, em razão das tempestades e inundações que atingem 446 dos seus 497 municípios. Diante da mobilização para ajudar o povo gaúcho, a Arquidiocese de Belém, engajou-se à campanha em favor das vítimas. E, junto com a Fundação Nazaré de Comunicação, no dia 10 de maio, iniciou campanha, unindo-se à rede solidária convocada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)/Regional Sul 3, ao qual está vinculada a Arquidiocese de Porto Alegre.
A Capela Nossa Senhora de Nazaré, no térreo da Fundação Nazaré de Comunicação, no Centro de Belém, foi o lugar de onde a Rede Nazaré de Comunicação começou, ao vivo, às 8h,a mobilização com um Dia de Oração ea campanha pelo Estado do Rio Grande do Sul, que teve o objetivo de arrecadar doação financeira via PIX por intermédio da exibição do QR code direcionado para a campanha de arrecadação promovida Regional CNBB Sul 3.
A campanha foi uma demarcação solidária, evidenciada também pelo transcurso do aniversário de 22 anos da Rede Nazaré de Televisão, uma vez que a emissora destacava em sua programação ao longo desse dia as homenagens a todos que atuam na TV Nazaré e rede afiliada da emissora, espalhadas pela Amazônia Legal. E foi na Missa em Ação de Graças que a mobilização foi aberta pelo Diretor Geral da Rede Nazaré de Comunicação, padre Wagner Maria, também pároco da Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, situada no bairro da Pedreira.
“A Providência de Deus nos entrega hoje a graça de celebrar os 22 anos da Rede Nazaré de Televisão, por isso estamos presidindo esta Santa Missa. Mas também é uma ocasião em que não poderíamos nos esquecer dos irmãos e irmãs que estão sofrendo com esta calamidade causada pela enchente no Rio Grande do Sul. Por isso, nesta Missa, primeiramente, rogamos a Deus que sua Graça, benção e misericórdia esteja com cada uma das pessoas afligidas pelos danos que a tempestade está causando. Que Nosso Senhor seja sua força, e que Nossa Senhora de Nazaré interceda por todos, que lhes proteja com seu Manto”, declarou padre Wagner.
A partir desse momento, a Rede Nazaré de Comunicação sustentou por toda a sua programação local a campanha solidária, intercedendo com preces e motivando doações.
A campanha passou pelos programas “Oração da Manhã”, “Junto ao Coração”, Santa Missa, ao vivo, direto da Residência Episcopal, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, “Hora da Misericórdia”, Missa pela Família Nazaré e a “Oração do Rosário”.
Contribua com a campanha solidária pelos desabrigados
Os meios de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém – sustentados pela Fundação Nazaré de Comunicação – e suas redes sociais, assim como a própria Arquidiocese de Belém estão em plena mobilização solidária pelo Rio Grande do Sul, acolhendo o apelo doArcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, cuja mensagem pode ser acompanhada pela mídia arquidiocesana.
“Estamos nos unindo, como irmãos, a esta mobilização que se dá por todo o Brasil, em favor do povo do Rio Grande do Sul. Pedimos que todos possam, dentro das suas possibilidades, ajudar estes irmãos. Estamos unidos com a Arquidiocese de Porto Alegre para contribuir com o que seja possível”, manifesta-se Dom Alberto.
Referencial para a Caridade, Dom Paulo Andreolli, um dos bispos auxiliares da Arquidiocese de Belém, comunica que a campanha se dará por tempo indeterminado, uma vez que a situação de calamidade persiste no Rio Grande do Sul.“Enquanto este cenário de calamidade persiste, estamos em campanha solidária por estes irmãos que estão precisando de tanta ajuda”.
Dom Paulo comunica que a mobilização na Arquidiocese de Belém está sob a sua direção, como representante arquidiocesano, coordenada pela Caritas Arquidiocesana de Belém, à frente o presidente, diácono Alexandre Martins, com envolvimento das Pastorais Sociais nas comunidades diocesanas.
A mobilização está sendo realizada em todas as paróquias da Arquidiocese de Belém. Dom Paulo informa que as doações podem ser via PIX (do Regional Sul 3) e também doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e roupas.
A destinação das doações será encaminhada pelas paróquias às organizações que ora cuidam da logística adequada para que a arrecadação chegue com segurança para quem mais precisa.
Fotos: Rede Nazaré