Igreja em Vigília pela Páscoa do Senhor

santa noite anuncia vitória. Jesus, Ressuscitado, vencedor da Morte, salva a humanidade

A programação continua no Sábado Santo, 30 de março, transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação, emissora oficial da Arquidiocese.

Inicia na Vigília Pascal em todas as 104 paróquias. Na Catedral será às 20h, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Após a vigília haverá procissão com a imagem de Jesus Ressuscitado, no entorno da praça Frei Caetano Brandão.

Os bispos auxiliares também presidirão celebrações. Dom Antônio celebrará às 18h, na Comunidade Santo Expedito, no Acampamento, e Dom Paulo celebrará às 19h, na Paróquia São Francisco Xavier, no Marco.

O Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor será celebrado em todas as 104 paróquias da Arquidiocese.

Celebrando a Páscoa, a Igreja revive o Memorial da Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Arcebispo Dom Alberto presidirá Missa às 18h, na Área Missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Marituba.

Os Bispos Auxiliares também presidirão celebrações. Dom Antônio às 18h, na Área Missionária São João Bosco, na Sacramenta. Dom Paulo presidirá duas Missas. A primeira às 8h, na Comunidade Imaculada Conceição, na Ilha do Maracujá, e a segunda, às 19h, na Paróquia Santa Edwiges, no conjunto Panorama XXI.

SIGNIFICADO
A Vigília Pascal tem nove leituras bíblicas que narram toda a história da salvação da humanidade, celebrada em quatro partes: Celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística, chegando a quase quatro horas.
É nesta celebração que é feito, solenemente, o Anúncio de Páscoa, a ressurreição de Nosso Senhor.

Os ritos incluem a devolução aos sacrários das Igrejas do mundo inteiro as hóstias consagradas, recordando que Nosso Senhor Jesus Cristo, após sua ressurreição, está de volta em nosso meio.

A Páscoa é o centro do calendário litúrgico para a Igreja, todas as celebrações do ano são voltadas e agendadas durante o ano a partir da data desta festa. Logo, torna-se o dia litúrgico mais importante para todo católico que deve ir à Missa.

Fotos: Luiz Estumano e Pascom Catedral

Compartilhe essa Notícia

Leia também