Igreja na Galileia reabre suas portas

Com informações da agência Gaudium Press. Através de uma Santa Missa presidida pelo Cardeal Rainer Maria Woelki, Arcebispo de Colônia, Alemanha, e concelebrada pelo Núncio em Israel, foi reaberta a Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes em Tabgha, Galileia. A igreja sofreu um incêndio intencional em junho de 2014.

Durante sua homilia, o Cardeal Woelki, tratou sobre a necessidade atual da “reconciliação e uma vida derivada do Evangelho”. O purpurado alertou contra os perigos do nacionalismo exacerbado e destacou a necessidade de combater o ódio e o uso da violência. “Como cristãos, estamos chamados a dar uma forma concreta ao Reino de Deus e sua justiça através de nossas ações”.

O presidente de Israel, Reuven Rivlin, esteve presente na celebração religiosa devido à transcendência que teve o ataque àquela igreja. “Quero agradecer a todas as pessoas que trabalharam duro para restaurar este lugar”, afirmou, “e para dizer com clareza: o ódio não pode ganhar”.

Em 18 de junho de 2015, a Igreja da Multiplicação dos Pães foi objeto de ataque com fogo, fato que causou danos a um monge beneditino e um voluntário alemão que tiveram que ser hospitalizados por inalação de fumaça tóxica. Os danos materiais ocasionados à edificação superaram um custo de um milhão de euros, 900 mil dos quais foram arrecadados através de doações e 370 mil oferecidos pelas autoridades israelenses.