10 anos da carta encíclica “Laudato Si”

Conferência celebra e reforça a urgência da ecologia integral

Em 2025, a comunidade católica em todo o mundo celebra os dez anos da publicação da Encíclica Laudato Si’, um marco do pontificado do Papa Francisco que propõe uma visão ampla e urgente sobre o cuidado com a Casa Comum. A data reafirma o compromisso da Igreja com a Ecologia Integral e a justiça socioambiental.

Lançada em 24 de maio de 2015, às vésperas da assinatura do Acordo de Paris e da realização da COP 21, aLaudato Si’tornou-se uma referência global. Sua abordagem inovadora transcende os limites da Igreja e influencia debates filosóficos, políticos, econômicos e sociais sobre a crise ecológica e climática.

A comemoração dos 10 anos da encíclica ganha ainda mais relevância em 2025, ano em que o Brasil sediará a COP 30, em Belém (PA). Trata-se de um momento histórico para o país e para a comunidade internacional, diante dos desafios crescentes da emergência climática.

Nesse contexto, o Movimento Laudato Si’ e a Rede Eclesial Pan-Amazônica – Brasil convidam todas as pessoas interessadas a participarem do evento comemorativo “10 Anos da Encíclica Laudato Si’: a urgência da ecologia integral diante da crise climática”. A celebração será realizada na próxima quarta-feira, 21 de maio de 2025, às 10h, no Auditório Dom Helder Camara, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF).

“Esperamos contar com sua presença e apoio para mobilizar outras pessoas nesse momento de fé, reflexão e compromisso com o cuidado da nossa Casa Comum e com o legado profético do Papa Francisco.”

Participam do evento comemorativo o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers; Jacira Dias Ruiz, agente da Cáritas Brasileira no regional Sul 3 da CNBB e Moema Miranda, assessora da Comissão para a Ecologia Integral e Mineração.O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial da CNBB no YouTube: @cnbbnacional.

Fonte: CNBB

Compartilhe essa Notícia

Leia também