Com o tema “como posso merecer que a mãe do meu senhor me venha visitar?” (Lc 1,43) a Paróquia de Santa Luzia festeja Nossa Senhora de Nazré em seu 18° Círio.

A paróquia de Santa Luzia do Pará festeja o 18º Círio de Nossa Senhora de Nazaré e reflete o tema “Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor me venha visitar?” (Lc 1, 43). A referência ao reencontro de Maria com sua prima Izabel transmite grandes ensinamentos, principalmente aqueles que destacam a pureza e a humildade da Imaculada. O encontro é, na verdade, uma dimensão mariana que convida a todos a ouvir o Ele disser.

Celebrar o 18º círio é, pois, um encontro entre o povo e Cristo, Jesus. É um chamado à vivência do evangelho, tendo como guia aquela que jamais desampara seus filhos.

O cartaz do Círio de Nossa Senhora de Nazaré do ano 2024 nos convida a refletir o tema: “Como posso merecer que a mãe do meu senhor me venha visitar?”, tirado do evangelho de São Lucas, capítulo 1 e versículo 43. A temática remonta ao encontro de Maria com sua prima Izabel, destacando a alegria do reencontro e a importância da admiração contemplativa daquela que é Mãe do nosso Senhor. Por isso, no cartaz há, como segundo plano, a imagem do encontro que, também representa a confluência do Velho ao Novo Testamento.

Além disso, há uma referência ao povo devoto que caminha guiado pela fé à Maria, seguindo a berlinda e segurando firme a corda que a envolve. Tal imagem, destaca a devoção mariana dos filhos que acreditam e amam sua Mãe. A corda, nesse contexto, simboliza a ligação entre o humano e o divino, pois é a própria fé que possibilita essa relação. A mesma corda que envolve a berlinda, também une o povo ao céu.

Os lírios brancos deste ano, que adornam a imagem oficial no cartaz, simbolizam a pureza de Maria, a espiritualidade recorrente da sua graça. Os lírios rosas transmitem a ideia do amor e da serenidade, da doçura que emana de Maria, nossa Mãe.

Por fim, a imagem oficial de Nossa Senhora de Nazaré ao centro do cartaz designa o protagonismo da Mãe que olha pelos seus filhos, guiando-os ao céu. Não o centro de tudo, mas a estrela que aponta para Deus.

A cor rosa representa a pureza e a humildade, a mesma que encontramos em Maria. Por isso, a predominância da cor do cartaz deste ano também é parte desse chamado à purificação do nosso espírito, à modéstia no trato aos irmãos e à contemplação àquela que é Mãe e nos ensina a caminhar.

Fonte: Pascom Diocese de Bragança

Compartilhe essa Notícia

Leia também