62ª Assembleia Geral da CNBB

Eventos preparatórios definem detalhes de toda programação

Falta pouco para que a Casa da Mãe Aparecida receba, mais uma vez, o episcopado do Brasil para a 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro será realizado de 30 de abril a 9 de maio, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), e já mobiliza equipes de diversas áreas em todo o país.

Nesta semana, a estrutura de acolhida começou a ser montada em Aparecida (SP), e os últimos detalhes estão sendo definidos para que tudo esteja pronto para os dez dias de reunião, espiritualidade e missão que marcam esse importante momento da Igreja no Brasil.

Para que a Assembleia aconteça com tranquilidade, a CNBB promoveu, ao longo do mês de abril, uma série de reuniões de alinhamento entre as equipes envolvidas. No último dia 5, a Assessoria de Comunicação da Conferência (ASCOM) se reuniu com representantes das televisões e rádios de inspiração católica articuladas pela Signis Brasil. A proposta foi apresentar a pauta do encontro, os principais temas e a programação, garantindo que a cobertura nas mídias seja feita com unidade e clareza.

No dia 10, foi a vez dos secretários-executivos dos Regionais da CNBB conhecerem mais de perto o novo recurso digital que será lançado durante a Assembleia: uma área exclusiva para os bispos dentro do Aplicativo CNBB.

A ideia, segundo o assessor de comunicação, padre Arnaldo Rodrigues, é oferecer uma plataforma segura e prática, com programação atualizada, acesso a documentos, canais de contato com os regionais e com o Secretariado Geral da CNBB. “Trata-se de uma primeira experiência que poderá avançar até para processos de votação”, explicou o padre.

Reprodução CNBBReprodução CNBB

subsecretário-geral da CNBB, padre Leandro Megeto, também participou da apresentação e destacou a importância de iniciativas que otimizem o tempo dos bispos e tornem o encontro ainda mais dinâmico. Ele também conduziu, no dia 11 de abril, uma reunião com o grupo de 17 colaboradores da CNBB que prestarão serviço durante a Assembleia.

Durante o encontro, ele reforçou que esse trabalho é, acima de tudo, uma missão vivida em espírito de fé. “Vamos para a Assembleia também como peregrinos de Esperança”, disse padre Leandro, inspirando-se em uma frase do Papa Francisco: “O serviço corre o risco de ser estéril sem o louvor a Deus”.

O grupo de colaboradores embarca no dia 28 de abril para Aparecida. Antes disso, participa da inauguração do novo Centro de Distribuição da Edições CNBB, às 10h, em São Paulo.

A Assembleia Geral da CNBB é o mais importante espaço de comunhão, reflexão e decisões pastorais da Igreja no Brasil. E tudo caminha para que, mais uma vez, esse momento seja vivido com unidade, escuta e fé, sob a proteção da Padroeira do Brasil.

Compartilhe essa Notícia

Leia também