Nos próximos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, o Santuário Nacional de Aparecida irá acolher sua maior romaria anual. Durante três dias, a Romaria Nacional do Terço dos Homens enche a Casa da Mãe Aparecida durante as celebrações em sua 18ª edição. Com o tema “Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!” e o lema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”(Js 24,15), os peregrinos acompanham as missas e o tão aguardado Terço Solene e Consagração no Altar Central do templo mariano.
A expectativa entre os grupos, que partem de diversas localidades de todo o Brasil, cresce a cada dia, à medida que a data da Romaria se aproxima, sobretudo, neste ano de 2026, em que o encontro conta com uma novidade: o sorteio de 50 Capelinhas Missionárias, em parceria com o projeto Aparecida pelo Brasil. Cada grupo inscrito para o encontro estará concorrendo e poderá ficar com a Capelinha por um ano inteiro em sua comunidade.
Muitas são as motivações para a oração do terço. Através dos tempos, a Igreja reiterou a importância do Rosário para a fé cristã.
“Quanto mais fixamos o pensamento na íntima natureza do Rosário, tanto mais claramente se nos manifesta a sua excelência e utilidade. E por isto cresce em Nós o desejo e a esperança de que a Nossa recomendação seja tão eficaz que dê o mais amplo desenvolvimento a esta santíssima oração, difundindo-lhe sempre mais o conhecimento e a prática.” (Papa Leão XIII, Carta Encíclica IucundaSemperExpectatione, 2)
Com a Capelinha Missionária, levar o Terço e a esperança aos lares do Brasil
Para Tarcísio Cardoso Brito, coordenador do terço de Nanuque (MG), a expectativa de ser um dos contemplados no sorteio é grande. “Assim que as inscrições foram abertas, já fiz a minha inscrição, confesso que estou com o coração esperançoso de ser um dos sorteados para ganhar a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida”, conta.
Sua esperança reverbera ainda do que foi vivido em 2025, durante o Ano Santo. “Vivendo ainda as boas lembranças do Ano Jubilar, como a Mãe Aparecida, também quero ser um peregrino de esperança. Assim como Ela, quero ir ao encontro e colocar-me a serviço dos mais necessitados. Mãe Aparecida, olhe por nós!”, complementa Tarcísio.
Para alguns, receber a Capelinha Missionária é sinal de “grande esperança”, como fala o coordenador de Nova Iguaçu (RJ), Paulo Roberto Silva do Nascimento. Para outros, “seria uma alegria imensa”, reforça Rogério Pontes de Oliveira, de Nova Friburgo (RJ), que trará não só seu grupo, como coordenador, mas também todos os outros grupos da Diocese, dos quais também é coordenador geral.
Os sentimentos são muitos, mas a vontade de estar entre os escolhidos é unânime. “Seria uma honra, no meio de tantos grupos, ficar no seleto grupo dos 50 sorteados. Uma bênção para a nossa Diocese de Santo André. E para o nosso grupo”, conta o coordenador Carlos Alberto da Silva Neves, de Diadema (SP).
Gratidão em pertencer
Nas palavras do Papa Leão XIII, sobre a oração do Santo Terço, “de modo especial aos associados que praticam a devoção do Rosário se adaptam às palavras que S. Paulo dirigia aos novos discípulos de Cristo: ‘Chegastes ao monte de Sião e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celeste e às miríades de Anjos’ (Heb 12, 22)” (Carta Encíclica AugustissimaeVirginisMariae, 11). Assim o fazem os homens que assumem o compromisso de rezar reunidos a oração que Maria nos ensinou.
“O TH (Terço dos Homens) mudou minha vida. Tenho experiências incríveis com aqueles que coordeno. E fazer parte desse movimento aí no Santuário é muito gratificante. A Romaria do TH reúne muita fé, milagres, devoção e muito amor por Jesus Cristo e Nossa Senhora. É o momento mais aguardado por mim no ano. Fico contando os dias para poder estar aí com meus irmãos de fé e oração. Participo desde a 3ª Romaria. Fui a todas, até na virtual, fui convidado para participar presencialmente por ser coordenador.” Carlos Alberto da Silva Neves, Diadema/SP
“Se a prática do Rosário for retamente seguida, de modo a poder ostentar toda a eficácia que lhe é intrínseca, não somente aos simples indivíduos, mas também a toda a sociedade, trará a maior utilidade” (Papa Leão XIII, Carta Encíclica LaetitiaeSanctae, 2).
“Ser um homem do terço é maravilhoso, uno-me aos outros irmãos e juntos oramos por nossas famílias, por todo o mundo que necessita das diversas situações existenciais. E, quando estamos reunidos no Santuário de Aparecida, tudo toma uma proporção maior ainda, as conversas e testemunhos são muito parecidos: homens que estavam distantes de Deus, da Igreja e muitos também distantes da família, e através da participação efetiva no Terço dos Homens tudo mudou, e estar em Aparecida é sinônimo de vitória. Graças a Deus, nós homens estamos retornando e assumindo verdadeiramente o papel de sacerdotes da casa, e queremos cada dia mais dizer: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor (Js 24,15).” Tarcísio Cardoso Brito, Nanuque/MG
Um convite especial
Para unir-se a esse momento especial com os milhares de homens no Santuário Nacional, o coordenador arquidiocesano do Terço dos Homens de Aparecida (SP), Ederson Henrique de Oliveira, faz um convite para a inscrição dos grupos.
“Você, coordenador, que ainda não inscreveu o seu grupo, aproveite agora esse momento. Entre no link a12.com/tercodoshomens. Cadastre-se ali. Traga seu grupo aos pés de Nossa Senhora. Tenho certeza de que será um fim de semana abençoado e todos voltarão renovados para a sua casa”, reforça.
“Que, mediante o Rosário, os mistérios augustos desta fé penetrem tão profundamente nas almas, que nós possamos – queira-o Deus! -“imitar aquilo que eles contêm, e alcançar o que prometem!”” (Papa Leão XIII, Carta Encíclica FidentemPiumqueAnimum, 16).
Fonte: Portal A12 / Por Gustavo Marcelino




