A Diocese de Coari realizou de 14 a 17 de novembro de 2024, em Manacapuru a IX Assembleia Diocesana de Pastoral, a instância mais ampla de responsabilidade e participação na vida pastoral da diocese. A assembleia foi oportunidade para discernir os sinais dos tempos, compreender as necessidades das comunidades e, com sabedoria e amor, orientar as ações pastorais e missionárias, tendo como objetivo avaliar, refletir, rezar, trocar as experiências, celebrar a Eucaristia, vivenciar a eclesialidade e planejar a ação missionária.
A assembleia pastoral é composta por membros como o bispo diocesano, vigário geral, presbíteros, diáconos, coordenadores das pastorais, representantes de comunidades religiosas, movimentos, serviços, coordenadores das comunidades, lideranças e representantes leigos de cada paróquia. A assembleia pretende ser uma representatividade das comunidades, tanto urbanas quanto ribeirinhas e rurais. Nela são definidos prioridades, objetivos e programas de ação evangelizadora. Tudo isso, sabendo que a Igreja por sua natureza é missionaria e por isso o Papa Francisco nos convida a sermos uma “Igreja em saída”, vivendo num clima de sinodalidade, participação, comunhão e missionariedade, algo que foi refletido no recém finalizado Sínodo sobre a Sinodalidade.
A assembleia, onde participaram 234 pessoas, entre leigos e leigas, religiosos e religiosas, padres, diáconos, seminaristas e o bispo, foi realizada na paroquia Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru, e teve como tema “No Jubileu da Esperança, buscamos a conversão, renovando a vocação e a missão”. No clima do próximo Ano Jubilar, a assembleia iniciou no dia 14 com uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento, na igreja de São Francisco. No dia 15 de novembro, as atividades iniciaram com a celebração da Eucaristia, na Igreja Matriz, e a reflexão do coordenador diocesano de pastoral, padre Valdivino Araújo sobre o Ano Jubilar da Esperança, aprofundando o bispo diocesano, dom Marcos Piatek, na tarde do dia 15 sobre a conversão e reconciliação, uma das propostas fundamentais do Papa Francisco para o Ano Jubilar da Esperança. O bispo apresentou a teologia do sacramento da reconciliação, à luz do pensamento de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja e padroeiro dos confessores, para finalizar o dia com a celebração do sacramento da reconciliação, uma oportunidade para sentir de perto o convite à conversão do Ano Santo da Esperança.
A assembleia refletiu também sobre vocação e ministérios, com a assessoria da Ir. Neidiane Monteiro, Pia Disciplina do Divino Mestre e do padre Delaci Araújo. O “Decreto, Regulamento e Manual de Proteção de Crianças, Adolescentes e Adultos Vulneráveis”, foi apresentado pelo Pe. Elcivan Alencar, encerrando o dia com a noite cultural. No último dia da assembleia a reflexão teve como tema a “Missão que exige conversão, como resposta com serviços e ministérios à vocação”, com a assessoria do padre Raimundo Gordiano e Jose Kennedy, da arquidiocese de Manaus. Os participantes da assembleia aprofundaram sobre as coisas práticas que tocam a vida evangelizadora no dia a dia da diocese de Coari.
A assembleia definiu os lugares de peregrinação no Ano Santo do Jubileu da Esperança na diocese de Coari: a Catedral Sant’Ana de Coari, Santuário São Francisco, em Anamã, e a Igreja Matriz da Paroquia Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru. A X Assembleia Diocesana de Pastoral será realizada de 28 a 30 de novembro de 2025, na Paroquia São Pedro, em Coari. A IX Assembleia Diocesana de Pastoral da diocese de Coari foi encerrada com a missa campal, presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelos padres da diocese de Coari, pelos missionários redentoristas que trabalham na Paroquia Nossa Senhora de Nazaré e alguns convidados. A celebração foi momento para agradecer a Deus por toda a obra evangelizadora realizada na diocese de Coari. Igualmenye, foi momento para agradecer a Deus pelo encerramento do Jubileu dos 160 anos da fundação da Paroquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru, que acolheu a assembleia.
No final da Eucaristia, o bispo diocesano, dom Marcos Piatek, agradeceu a Deus, aos participantes, à paroquia Nossa Senhora de Nazaré, às famílias que acolheram os participantes nas suas casas, às pessoas que cuidaram da logística desde alimentação até a limpeza, aos padres, religiosas e a todos os participantes, pedindo que esta IX Assembleia Diocesana de Pastoral possa trazer abundantes frutos no crescimento do Reino de Deus na diocese de Coari.
Fonte: Regional Norte 1 / Por Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1 – Com informações da Diocese de Coari