Caminhada com Maria em Fortaleza

deve reunir mais de um milhão de fiéis

Caminhada com Maria 2024 | Arquidiocese de Fortaleza
Caminhada com Maria 2024 | Arquidiocese de Fortaleza

A arquidiocese de Fortaleza (CE) fará na sexta-feira (15) a 23ª edição da Caminhada com Maria. A caminhada reúne anualmente mais de um milhão de fiéis pelas ruas da cidade, em um ato público de devoção à Nossa Senhora da Assunção, padroeira da capital cearense.

“Mais do que uma simples procissão, a Caminhada com Maria é um sinal da nossa fé viva, uma peregrinação de esperança e amor”, disse o arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, em mensagem. “Caminhamos com Maria para aprendermos com ela a caminhar com Cristo e com nossos irmãos, sobretudo os que mais sofrem”, acrescentou.

A Caminhada com Maria foi criada em 2003, como parte das comemorações dos 150 anos da diocese do Ceará. Em 2015, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Este ano, a caminhada tem como tema “Caminhamos com Maria, Mãe da Esperança”, em sintonia com o Jubileu da Esperança. Com isso, diz a arquidiocese, “pretende inspirar os participantes a renovar sua confiança em Deus diante dos desafios sociais e espirituais da atualidade”

A programação começará às 12h, com a missa celebrada por dom Gregório Paixão no santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha. Às 14h, depois da fala de abertura oficial da caminhada, os fiéis saem em procissão em um trajeto de 11 km até a esplanada da igreja de Santa Edwiges, no Jacarecanga.

Esta será a primeira vez que a caminhada será encerrada na esplanada da igreja de Santa Edwiges, devido a melhor estrutura, visibilidade e segurança para os fiéis.

A imagem de Nossa Senhora da Assunção será conduzida em um carro andor da Polícia Rodoviária Federal.

Este ano também haverá pela primeira vez o chamado “manto de Maria”, um grande tecido com cem metros de comprimento por três de largura que ficará por cima dos fiéis a partir de determinado ponto na avenida Leste-Oeste. “O manto simbólico que passará sobre os fiéis será um sinal da intercessão e proteção materna da Virgem Maria”, diz a arquidiocese.

No encerramento da caminhada, será feita a coroação da imagem de Nossa Senhora. Em seguida, haverá shows com o ministério Missionário Shalom e irmã Kelly Patrícia.

Fonte: ACI Digital / Por Natalia Zimbrão

Compartilhe essa Notícia

Leia também