Centro Cultural Missionário oferece nova etapa de curso de formação

Uma nova etapa de formação será oferecida pelo Centro Cultural Missionário no próximo mês. De 1º a 14 de setembro, será realizado o Curso Ad Gentes, voltado para missionárias e missionários enviados para diferentes regiões do Brasil e além fronteiras.

A formação é promovida em parceria com a Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com as Pontifícias Obras Missionárias e a Conferência dos Religiosos do Brasil. E é voltada a missionários diáconos, presbíteros, consagradas e consagrados, seminaristas, leigas e leigos em vista de serem enviados para a Missão Ad Gentes por suas Igrejas locais, congregações, institutos e novas comunidades.

De acordo com o CCM, o curso também é indicado para missionários e missionárias que queiram se aprimorar nas temáticas relacionadas à missão, “para amadurecer uma eventual decisão de elaborar caminhos e projetos junto à própria congregação ou organização, bem como para missionários e missionárias que serão enviadas para regiões dentro do próprio Brasil e que se distinguem da sua região de origem”.

Aprofundamento

Durante os dias de curso, será possível aos participantes aprofundar as motivações pessoais, o significado da missão, a visão dos desafios missionários, os fundamentos bíblicos e teológicos da missão; conhecer referenciais teóricos essenciais e práticos para a ação missionária; e participar de discernimento participativo, de revigoramento espiritual e de atualização sobre os caminhos da Igreja missionária.

O caminho formativo contará com a abordagem de várias dimensões da missão: a humano-afetiva, a bíblica, a antropológica, a pedagógica, a social, a espiritual e a questão da mobilidade humana.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o final do mês de agosto e devem ser feitas no site do CCM (acesse aqui). É necessário ter realizado um processo de discernimento para a Missão Ad Gentes; ter 18 anos completos ou mais; e apresentar uma carta de apresentação emitida pela diocese ou congregação e assinada pelo bispo diocesano ou pelo(a) superior provincial.

Intensivo

Realizado nas dependências do Centro Cultural Missionário, o curso tem uma proposta intensiva, com aulas pela manhã e à tarde. Já a noite é reservada para execução das atividades indicadas pelos assessores(as), para convivência fraterna, partilhas e descanso.

“Durante os dias em que os participantes passam juntos no CCM, além de participar dos estudos, eles e elas são convidados a cultivar um estilo de vida de despojamento, serviço, acolhida, vida comunitária, espiritualidade e cuidado com o todo que os envolve”, indica a organização.

Fonte: CNBB

Compartilhe essa Notícia

Leia também