A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta sua comunhão e apoio ao V Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que acontece de 21 a 25 de julho de 2025, em São Luís do Maranhão, por ocasião dos 50 anos de sua missão profética. A Conferência enviou dia 21 de julho, ao presidente da CPT e bispo prelado de Marajó (PA), dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, mensagem por ocasião do V Congresso da CPT.
“Com gratidão a Deus, desejamos que este seja um tempo de memória viva, celebração fecunda e discernimento comprometido com os clamores da terra e dos pobres”, diz um trecho da mensagem.
A presidência da CNBB afirma na mensagem que a CPT, inspirada no Evangelho e na Doutrina Social da Igreja, tem sido ao longo de cinco décadas, presença solidária junto aos trabalhadores e trabalhadoras do campo, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.
“Sua ação pastoral revelou-se um serviço indispensável à dignidade humana e à justiça socioambiental. Por meio da escuta atenta, da denúncia profética e da promoção de processos formativos, a CPT contribui para manter viva a esperança do Reino entre aqueles e aquelas que mais sofrem as consequências do modelo de exploração da terra, da água e da vida”, reforça a mensagem.
Na mensagem pelo Jubileu de 50 anos da CPT, a CNBB recorda e rende graças a Deus pela vida de tantas pessoas que doaram suas vidas na construção de um campo com justiça, liberdade e paz. “Mártires da terra, agentes de pastoral, bispos, religiosas e religiosos, lideranças camponesas e defensores dos direitos humanos que testemunharam com coragem que a terra é dom de Deus e deve estar a serviço da vida”, diz o texto.
Fonte: CNBB / Por Por Willian Bonfim