A sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), está unida ao pedido do Papa Francisco para rezar todos os dias pela segunda etapa do Sínodo sobre a Sinodalidade. Desde ontem, tem sido promovidas iniciativas de oração com a intenção do Sínodo que reúne bispos, padres, religiosos e religiosas e leigos e leigas de todo o mundo para refletir propostas para uma Igreja cada vez mais “sinodal em missão”.
Liturgia das Horas
Na terça-feira, 1º de outubro, o analista de comunicação Antônio Marcos Farias conduziu uma live no Instagram da CNBB com a oração da Liturgia das Horas. Além de recordar o encerramento do Mês da Bíblia, no dia anterior, o momento de oração teve como intenção o Sínodo, os bispos que estão participando e o Papa Francisco.
Momento diário
Nesta quarta-feira, 2 de outubro, o subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Leandro Megeto, iniciou a reunião da Avaliação Gerencial Mensal (AGM), com a participação dos coordenadores de departamentos do Secretariado Geral, rezando na intenção do Sínodo. A intenção é promover, durante a realização diariamente, um momento orante voltado para a Assembleia Sinodal.
“O Papa tem pedido que toda a Igreja entre em comunhão de oração pelo Sínodo. Eu gostaria de começar essa reunião da AGM com a mensagem do Papa e depois rezando juntos a mesma oração que os padres sinodais rezaram hoje de manhã na abertura do Sínodo”, propôs.
Foi exibido vídeo com o pedido de oração feito pelo Papa e, em seguida, os participantes rezaram a Oração pelo Sínodo “AdsumusSancteSpiritus“. Na sequência, foi rezado o Salmo 126. Padre Leandro convidou à meditação individual e rogou que as luzes do Espírito “suscitem reflexões, conversas, partilhas que favoreçam toda a evangelização no mundo”.
Oração pelo Sínodo e súplica pela Paz no mundo
Na CNBB, o padre Leandro anunciou que todos os dias às 11h50, na capela Nossa Senhora Aparecida haverá um momento de oração pelo Sínodo. O momento vai seguir a liturgia proposta pelo aplicativo “Reza pelo Sínodo em Click toPray”. O momento será transmitido pelas redes sociais da Conferência. Através da oração, a plataforma convida a acompanhar a Igreja neste período de assembleia. Na segunda-feira, 7, a CNBB se unirá, às 11h30, na capela Nossa Senhora Aparecida, com a oração do terço em torno da suplica pela paz no mundo convocada pelo Papa Francisco.
Importância da oração para a unidade
A coordenadora da Secretaria Técnica da CNBB, irmã Flávia Luiza Gonçalves, da Congregação Discípulas do Divino Pastor, partilhou que a oração pelo sínodo, realizada em comunhão com os colaboradores coordenadores dos setores de trabalho da CNBB já no início da AGM, “é de grande importância, pois fortalece o espírito de unidade e discernimento na Igreja”.
“Através da oração, pedimos a orientação do Espírito Santo para que os participantes do sínodo tomem decisões sábias e inspiradas, buscando sempre o bem comum e o fortalecimento da fé e cumprimento da missão”, afirmou.
A religiosa também destacou que esse momento de oração conjunta reforça a dimensão comunitária da Igreja, “lembrando-nos que somos todos corresponsáveis na missão de construir uma Igreja mais sinodal, participativa e inclusiva”.
O coordenador do Departamento de Contabilidade da CNBB, Rodson Souza, considera muito importante a iniciativa de oração dos colaboradores da CNBB pelo Papa, os bispos, e os leigos que estão em Roma participando do Sínodo. “Isso ajuda na evangelização e na mudança da Igreja, para que o Espírito Santo haja junto com os bispos para que tenham suas decisões conduzidas por Deus”.
Convite à oração
Em vídeo, o Papa convidou os fiéis católicos a rezarem com ele todos os dias, “juntamente com todos aqueles que participam na Assembleia Sinodal”. Ele partilhou que é possível fazer isso pela plataforma da Rede Mundial de Oração, Click ToPray, uma plataforma digital presente em 89 países e que procura mobilizar os católicos através da oração e da ação diante dos desafios da humanidade e da missão da Igreja.
Para o Sínodo, são duas iniciativas compartilhadas pela Rede Mundial de Oração do Papa. A primeira é “Reza pelo Sínodo em Click toPray”. Através da oração, a plataforma convida a acompanhar a Igreja neste período de assembleia, pedindo os dons da escuta e do discernimento, para poder avançar em conjunto no caminho da fé. E a segunda é a Campanha de Oração “Adote um sinodal” (#prayforthesynod): ao inserir o e-mail, a plataforma designa o nome de um dos mais de 350 membros do Sínodo para que seja acompanhado por orações e guiado pelo Espírito Santo até o encerramento da assembleia em 27 de outubro.
Fonte: CNBB / Por Luiz Lopes Jr