A 17ª edição do Congresso Nacional da Pastoral Familiar será realizada de 12 a 14 de setembro de 2025 na Arquidiocese da Paraíba. Cerca de 1500 participantes serão acolhidos no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), para três dias de encontro, partilha e formação. O evento é promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar com a organização da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 2.
“Deus é família. Uma família trinitária, Pai, Filho e Espírito Santo, uma família de amor”, disse Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Arcebispo da Paraíba.
Projeto esperançoso de Deus
Com o tema “Família Peregrina da Esperança” e o lema “Um Só Coração, Uma Só Alma” (At 4,32), o evento promete ser um marco para as famílias católicas de todo o país. O evento reunirá famílias, agentes pastorais e líderes religiosos de diversas regiões do Brasil, uma oportunidade única para discutir e refletir sobre os desafios e expectativas que envolvem a família cristã na sociedade atual.
As inscrições já estão abertas, no site do evento ou na conta do Instagram. A organização informa que “dada a importância e a dimensão do evento, é fundamental que as inscrições sejam feitas quanto antes, garantindo a participação nesse momento especial de reflexão e troca de experiências sobre a família”.
Os preparativos para o Congresso começaram em outubro do ano passado quando, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves em João Pessoa, aconteceu a Missa de Envio que reuniu centenas de fiéis para celebrar e refletir sobre os valores familiares e os desafios que cercam a realização de um evento de tão grande magnitude.
“Espera-se a participação de representantes de diversas regiões do Brasil, tornando este congresso um verdadeiro encontro de partilha e comunhão. A Arquidiocese da Paraíba está se preparando para acolher todos com grande carinho e dedicação, garantindo que cada momento do evento seja vivido com profundidade espiritual e com o sentido de unidade que o tema propõe.
O congresso será, sem dúvida, um momento especial para renovar o compromisso com a missão de evangelizar as famílias, fortalecendo a fé e a esperança em um futuro comum”, diz um trecho da nota da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese paraibana.
Identidade visual do Congresso
A arte foi criada por Luciano Barros e faz parte de todas as peças oficiais do evento. De acordo com o autor, a identidade foi pensada para retratar a história e a beleza de João Pessoa, incluindo os habitantes e os traços arquitetônicos.
Destaque para a representação do rio Sanhauá, onde nasceu o homem que dá nome à capital paraibana, e que é sinônimo de vida por garantir o sustento de muitas famílias ribeirinhas.
Além disso, evidencia o Convento São Francisco e o Cruzeiro, patrimônio histórico-artístico e religioso, bem como o Hotel Globo, conhecido por sua localização geográfica privilegiada, que permite um das mais belas vistas de João Pessoa.
A importância da Pastoral Familiar para a Igreja
Fonte: Arquidiocese de Paraíba