A Fundação Pontifícia Ajuda a Igreja que Sofre (ACN) promove a campanha “Um Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz”, na sexta-feira (18). O objetivo é reunir crianças do mundo inteiro para rezar pela paz. No Brasil já tem mais de 57 mil crianças inscritas até o momento.
“Há muitos anos que realizamos a iniciativa de oração ‘Um milhão de crianças rezam o Terço’ no dia 18 de outubro. Em 2023, registramos no nosso site internacional que, pela primeira vez, mais de 1 milhão de crianças rezaram conosco”, diz a carta de divulgação publicada em junho e assinada pelo presidente internacional da ACN, cardeal Mauro Piacenza.
“Essa vasta participação confirma o que o papa Bento XVI escreveu em 2008: ‘Rezar o Rosário não é um exercício devocional que pertence ao passado, como se fosse uma oração de outros tempos que recordamos com nostalgia. Pelo contrário, o Rosário vive uma nova primavera, por assim dizer. Isto é, sem dúvida, um dos mais eloquentes sinais do amor que as novas gerações testemunham perante Jesus e Sua Mãe Maria’”, continua a carta.
A iniciativa da oração do terço pelas crianças surgiu em 2005, quando um grupo de crianças foi visto rezando o terço em um santuário de Caracas, Venezuela. Segundo a ACN, alguns adultos que testemunharam a cena lembraram as palavras de são Pio de Pietrelcina de que, “quando um milhão de crianças rezarem o terço, o mundo mudará”. Desde então, a campanha se espalhou pelo mundo e é promovida anualmente pela fundação pontifícia.
O tema deste ano será “Reze o Rosário e haverá paz”, destacando o pedido de Maria em Fátima.
No Brasil, a Fundação ACN convida todas as paróquias, escolas, grupos infantis e famílias a participarem da campanha de oração e oferece um material de apoio em seu site. O kit de oração contém instruções sobre como rezar o terço, reflexões para as crianças sobre os mistérios dolorosos, uma oração de consagração das crianças à Mãe de Deus, um tutorial ensinando a fazer uma dezena do terço de macramê e uma história em imagens sobre os mistérios dolorosos e desenhos para colorir.
O Assistente Eclesiástico da ACN Brasil, frei Rogério Lima, vai rezar o terço com as crianças em uma live transmitida na sexta-feira, às 15h (horário de Brasília) no canal da ACN Brasil no Youtube.
Em Portugal, o santuário de Fátima vai se unir à iniciativa, com a oração do terço às 18h30, na capelinha das aparições.
Segundo a Ajuda à Igreja que Sofre em Portugal, a iniciativa vai reunir “os 24 secretariados da Fundação AIS, mas terá o seu epicentro, novamente, em Portugal com a adesão do santuário de Fátima, na capelinha das aparições, pelas 18h30, onde as crianças irão rezar o terço, cumprindo o desejo expresso por Nossa Senhora aos três Pastorinhos”.
Fonte: ACI Digital / Por Nathália Queiroz