Diocese de Óbidos realiza o maior círio fluvial do mundo e dá início a ‘78° edição do Círio de Santo Antônio de Oriximiná’

A Diocese de Óbidos realizou na noite de domingo (4) a ‘78° edição do Círio de Santo Antônio de Oriximiná’, considerado o maior Círio Fluvial noturno do mundo e Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará, pela lei n⁰ 7.427/2010. E este ano o tema escolhido foi ‘Com a força do Espírito e o exemplo de Santo Antônio, testemunhemos Cristo’ e o lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9).

A romaria fluvial, por ser a noite, transforma as águas do rio trombetas em um verdadeiro espetáculo de luzes e cores, com as barquinhas que são espalhadas pelo rio, iluminando a trajetória da balsa de Santo Antônio considerado um dos maiores ícones do círio. Várias embarcações acompanharam a procissão fluvial, seguido de um espetáculo de fogos de artifícios que já é uma tradição no Círio Fluvial.

Após a balsa atracar na orla da cidade de Oriximiná, foi realizada a procissão até a Igreja Matriz de Santo Antônio onde foi celebrada a Santa Missa pelo Bispo da Diocese Dom Bernardo Johannes, e concelebrada pelos padres Nilton Mendes – pároco da Igreja Matriz, Lucas Nogueira, Mário Augusto, Francisco Jorge, Adalberto, Geraldo, Paulo César, Leonardo Lourdes e Antônio Monteiro, e pelos diáconos Rona Farais e Gildo Silva e Irmão Felipe. Ao final os fiéis receberam a benção de Santo Antônio e a tradicional entrega dos pães.

O Círio Fluvial deu início a festividade 2024 que irá finalizar no dia 18 de agosto, dia do nascimento do Santo Padroeiro.

Fonte: Regional Norte 2 – por SedCom / Diocese de Óbidos

Compartilhe essa Notícia

Leia também