O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), sancionou a lei que reconhece o Divino Pai Eterno patrono do Estado. A devoção, que começou no século XIX, se tornou a maior manifestação religiosa do Centro-Oeste brasileiro e reúne milhões de pessoas todos os anos em Trindade (GO).
A Lei Estadual nº 23.527, de 25 de junho de 2025, decreta que “o Divino Pai Eterno fica proclamado como Patrono do Estado de Goiás” e que “o governo o Estado de Goiás prestará, anualmente, as honras de Estado ao Patrono dos goianos”.
Devoção ao Divino Pai Eterno
A devoção ao Divino Pai Eterno na cidade goiana teve início por volta de 1840, quando, numa localidade nas proximidades do córrego do Barro Preto, que mais tarde recebeu o nome de Trindade, o casal Constantino Xavier e Ana Rosa de Oliveira encontrou um medalhão enquanto trabalhavam no campo.
A peça trazia a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Eles a levaram para casa, onde, junto com outros morados, começaram a rezar o terço.
As notícias de graças alcançadas se espalharam, levando ao crescimento do número de devotos. Com isso, foi construída, por volta de 1843, a primeira capela coberta com folhas de buriti. Em 1912, foi inaugurado o primeiro santuário do Divino Pai Eterno, hoje conhecido como Santuário Velho ou Igreja Matriz.
Dois anos depois do início das orações em torno do medalhão, Constantino foi a Pirenópolis (GO), mais de 120 km de distância de Trindade, para encomendar uma réplica. Mas, foi orientado pelo artista plástico Veiga Valle a fazer uma imagem maior, de aproximadamente 30 cm.
Como não tinha dinheiro para pagar pela obra, Constantino deixou o próprio cavalo em troca da imagem e voltou a pé para Trindade, onde foi recebido com festa. Assim surgiu o motivo da peregrinação anual ao santuário.
O atual santuário basílica do Divino Pai Eterno teve sua pedra fundamental lançada em 1943, em comemoração pelo centenário da romaria.
Em 2011, foi iniciado o processo para a construção do novo santuário do Divino Pai Eterno em Trindade, tendo as obras começado no ano seguinte e ainda em andamento. O local será a segunda maior basílica do país e a terceira maior do mundo, com uma área construída de 145 mil metros quadrados. O templo será capaz de acomodar 8 mil pessoas sentadas e cerca de 10 mil em seu interior.
Romaria do Divino Pai Eterno
A Romaria do Divino Pai Eterno compreende dez dias, culminando no primeiro domingo de julho. Neste ano, teve início no dia 27 de junho e segue até o próximo domingo, 6 de julho.
Segundo o santuário do Pai Eterno, este é o maior evento religioso da região Centro-Oeste e o segundo maior do Brasil. Ao todo, são realizadas cerca de 100 missas e mais de 45 novenas, além de procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões.
Mais de 2,5 milhões de pessoas costumam passar pela romaria durante os dez dias de festa e vários outros fazem visitas ao longo do ano.
Fonte: ACI Digital / Por Natalia Zimbrão