O Movimento de Espiritualidade Conjugal Equipes de Nossa Senhora (ENS) completa, neste dia 13 de maio, 75 anos de vivência desta evangelização em prol da família no Brasil. Presente na Arquidiocese de Belém há 51 anos, o Movimento celebra a missão equipista brasileira hoje, a partir das 18h20, junto à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na área central da capital paraense.
As Equipes de Nossa Senhora em Belém engajam-se à celebração dos 75 anos das ENS no Brasil nesta terça-feira, 13 de maio, a partir das 17h20, com um momento de oração em frente à Basílica de Nazaré. Em seguida, entrarão no Santuário em procissão para a Santa Missa das 18h, a Ação de Graças, concelebrada pelo Padre Giovanni Incampo e por Sacerdotes Conselheiros Espirituais de Belém, assistidos por Diáconos equipistas.
Reconhecidas pelo Vaticano, as Equipes de Nossa Senhora (ENS) apregoam uma espiritualidade conjugal católica leiga, constituídas por casais unidos pelo sacramento do Matrimônio, buscando um ideal de vivência cristã com o objetivo de fortalecer a Igreja Doméstica, zelando pela evangelização dos casais.
O Brasil lidera as Equipes de Nossa Senhora, em âmbito mundial, com 4.665 equipes, 27.084 casais, 625 viúvas/viúvos e 2.786 sacerdotes e acompanhantes espirituais (religiosos, diáconos e outros). Disseminando a espiritualidade conjugal pelo mundo, o Movimento conta com atuação de 14.195 equipes e 72.120 casais.
As Equipes vivem como carisma a Espiritualidade Conjugal. Por essa razão, caminham sob o patrocínio de Nossa Senhora, porque Maria conduz ao Cristo, que é o centro da vida espiritual dos equipistas. Maria, pela sua submissão à vontade de Deus é, para os casais que integram o Movimento, o exemplo perfeito da disponibilidade e submissão ao Espírito Santo.
A rotina evangelizadora dos casais consiste em reunião de equipes de 5 a 7 casais e um Sacerdote Conselheiro Espiritual em encontros mensais para estudo, escuta da Palavra, oração e, em clima de ajuda mútua, compartilharem experiências, dificuldades, fraquezas, na busca da santidade, conjugal e familiar.
Da França para São Paulo: ENS chegam ao Brasil
O Movimento de Espiritualidade Conjugal Equipes de Nossa Senhora (ENS) iniciou na França, em 1939, sob a liderança do Padre Henri Caffarel (1903-1996) e um grupo de cinco casais. Atualmente, está espalhado em mais de 100 países, nos cinco continentes.
A chegada do Movimento ao Brasil foi em 1950, por iniciativa do casal Nancy e Pedro Moncau, de São Paulo. A primeira reunião de uma equipe aconteceu em 13 de maio, motivo celebração que acontece neste 13 de maio de 2025.
As Equipes em Belém e no Pará
As ENS chegaram a Belém em 1973, sendo acolhidas pela Arquidiocese. Sob a atenção do Sacerdote Conselheiro, a primeira reunião da Equipe Nossa Senhora realizou-se em 17 de novembro, acompanhada pelo Barnabita Padre Giovanni Incampo, que aderiu ao movimento na primeira hora, e permanece ativo nessa jornada até os dias atuais.
A atuação missionária das Equipes Nossa Senhora no Pará vem crescendo e, além de Belém, já existem equipes nos municípios de Abaetetuba, Tucuruí, Castanhal, Capanema, São Miguel do Guamá, Capitão Poço, Salinópolis, Santarém, Juruti e Oriximiná.