Desde o dia 20 de outubro, milhares de jovens de diversas regiões do Brasil se reuniram para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), promovendo a “festa das juventudes”. Este ano, o evento foi pautado pelo tema “Juventudes na Cultura do Encontro”, com o lema “O diálogo nos aproxima e ajuda na construção de um mundo novo”.
A celebração, inspirada na encíclica “Fratelli Tutti” do Papa Francisco e pela Campanha da Fraternidade deste ano, reforçou a importância do diálogo e da amizade social na formação de laços significativos entre as juventudes.
A Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB convocou todos a participar das festividades, e as dioceses atenderam ao chamado com diversas atividades. De missas a encontros, momentos de espiritualidade, shows e gincanas, os jovens tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância do diálogo em suas vidas e comunidades. A comissão, ainda disponibilizou um subsídio especial escrito em formato de roteiro propondo uma reflexão e atividades de preparação dos jovens para o DNJ.
O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou sua alegria por esta celebração: “É uma grande alegria de ver a celebração do Dia Nacional da Juventude plantando a semente do diálogo, da amizade social, da fraternidade, do entendimento no coração das juventudes de nosso país”.
“As juventudes são esse poliedro lindo e maravilhoso, que forma esta Igreja jovem em nosso país, que evangeliza e semeia a esperança e a paz. Deus seja louvado pelo Dia Nacional da Juventude de 2024”, dom Vilsom Basso.
Diversas dioceses já realizaram ou estão programando suas festas, com o objetivo de unir os jovens e promover a evangelização. Essas iniciativas buscam incentivar a participação ativa dos jovens na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Imagens cedidas pelos Setores Diocesanos de Juventude:
Fonte: CNBB / Com informações e fotos: jovensconectados.org.br