A editora Minha Biblioteca Católica (MBC) lançou o livro “Novenário”, com mais de 80 novenas organizadas por mês e por datas comemorativas de santos e festas litúrgicas da igreja.
O Novenário faz parte da campanha anual chamada “Rumo à Santidade”, que “é uma iniciativa da Minha Biblioteca Católica, para o ano de 2024, que busca orientar e inspirar os fiéis em sua jornada espiritual, por meio de reflexões, pequenas ações cotidianas, além de práticas e devoções que possam ajudá-los a crescer na fé e na vida de santidade”, disse o fundador da MBC, Matheus Bazzo a ACI Digital.
Bazzo disse que as novenas foram escolhidas a partir de livros e publicações de dioceses e paróquias em diversos idiomas. “Essa obra é o resultado de um ano intenso de trabalho e pesquisa”, disse. “Nosso novenário é um convite para redescobrir e vivenciar a riqueza da Tradição Católica, fortalecendo a fé e a devoção de todos”.
O novenário, de 827 páginas, tem imprimatur, o que garante a autenticidade e aprovação de autoridades eclesiásticas. Cada novena é acompanhada de uma introdução adaptada da Catholic Encyclopedia (Enciclopédia Católica) sobre a origem desse tipo de oração, de orientações de santo Afonso de Ligório acerca da disposição necessária para realizá-la, e meditações sobre a vida dos santos e as festas da Igreja. Há novenas “destinadas a causas específicas, como a novena para o trabalho, de são Josemaría Escrivá, e a da purificação, pedindo a intercessão de Maria para um coração puro”, disse o editor.
“Embora a prática das novenas ainda seja vivida em muitas comunidades católicas, ela tem sido, em alguns casos, deixada de lado ou esquecida por grande parte dos fiéis”, disse Bazzo. “Muitos já não conhecem ou não têm acesso às orações que nossos antepassados praticavam com frequência”.
“Esse modelo teve origem na Ascensão do Senhor, quando Jesus pediu aos apóstolos que permanecessem unidos em oração até que recebessem o Espírito Santo — o que ocorreu em Pentecostes, nove dias após Cristo subir ao céu”, disse Bazzo.
O Novenário pode ser adquirido no site da Minha Biblioteca Católica
Por Monasa Narjara/ ACI Digital