A Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, que fica na capital estadunidense Washington, receberá uma imagem de Nossa Senhora Aparecida neste sábado, 14
O maior templo católico dos Estados Unidos, a Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição em Washington, D.C., ganhará neste sábado, 14, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
A missa de entronização será transmitida pela TV Canção Nova, às 15h (horário de Brasília), e presidida pelo arcebispo emérito de Boston, cardeal Sean O’Malley. Para concelebrar, haverá presença do núncio apostólico nos Estados Unidos, Dom Christophe Pierre, nove bispos e mais de 50 padres. Dom Edgar da Cunha, bispo de Fall River, no estado de Massachusetts, e brasileiro de Jacuípe (BA), irá proferir a homilia.
“O Santuário Nacional de Washington é dedicado à Nossa Senhora da Conceição e tem várias capelas com vários títulos e imagens de Nossa Senhora de vários países da América Latina e de todas as Américas, e não tinha nenhuma de Nossa Senhora Aparecida. Então, começamos esse projeto de conseguir colocar Nossa Senhora Aparecida lá também”, explicou. Dom Edgar indica que a imagem da padroeira do Brasil será colocada junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Diversas comunidades brasileiras em solo estadunidense farão uma peregrinação até a Basílica em Washington. Para o prelado de Jacuípe, este será um momento único, com tantos fiéis em torno de uma causa mariana. “Teremos uma Missa solene no sábado, às 15h, e logo após haverá a cerimônia de entronização e dedicação, e a bênção da imagem e do local onde vai ficar Nossa Senhora Aparecida. É um momento muito especial para os brasileiros aqui nos Estados Unidos e também para os brasileiros no Brasil”, ponderou Dom Edgar.
São esperados mais de quatro mil brasileiros neste evento, entre eles, os membros da Comunidade Canção Nova que vivem no país, como padre Edmilson Dias e Lucineide Barbosa. Uma presença especial no evento será da Irmã Kelly Patrícia, do Instituto Hesed, que participará de momentos de louvor e adoração.
Um ícone brasileiro em solo estadunidense
É notória a influência de Nossa Senhora Aparecida junto ao povo brasileiro — não à toa, temos um Santuário dedicada a ela. Essa afinidade será ainda mais intensa para os brasileiros que estão nos Estados Unidos e querem manter este vínculo mariano. “Geralmente, as comunidades, as paróquias celebram a festa de Nossa Senhora Aparecida com muita devoção, com muito fervor, procissões e programações especiais, tríduos, novenas. Então, a devoção à Nossa Senhora Aparecida é muito forte aqui entre as comunidades brasileiras. E agora nós teremos um local onde os brasileiros poderão visitar, poderão pagar promessa, ter uma referência, uma conexão com a fé e com as tradições do Brasil e com Nossa Senhora Aparecida”, afirmou Dom Edgar.
“Houve uma grande mobilização de todas as comunidades brasileiras, de todos os brasileiros que amam Nossa Senhora Aparecida. Nós começamos a fazer várias campanhas, inclusive a Canção Nova ajudou diretamente nesta campanha”, explicou a missionária Lucineide Barbosa, uma das envolvidas na realização do evento. “Nossa Senhora Aparecida é a nossa mãe. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil, mas também se torna a padroeira de cada brasileiro que vive aqui nos Estados Unidos”, acrescentou Neidinha, como é conhecida na comunidade.
Dom Edgar também falou sobre a devoção mariana nos Estados Unidos. De acordo com o prelado, há décadas Nossa Senhora Aparecida é lembrada pelos brasileiros que lá residem. Com o passar dos anos, a comunidade brasileira passou a se organizar no país — e amor por Nossa Senhora da Conceição Aparecida também.
“A comunidade brasileira cresceu e que está mais organizada, mais ativa. Há mais padres, mais participação, mais paróquias brasileiras. E este momento, este encontro, esta celebração será exatamente um momento para fortalecer essa devoção à Nossa Senhora. Espero que todos os que participarem voltem para casa com uma nova esperança, confiança, fé renovada para continuar nessa jornada da vida, enfrentando as batalhas e as dificuldades, mas fazendo tudo isso com muita fé e confiança, por meio de Nossa Senhora Aparecida, que está caminhando conosco, acompanhando-nos nos momentos da nossa vida, sejam alegres, tristes, fáceis ou difíceis”, finalizou o sacerdote.
Fonte: Canção Nova / Por Thiago Coutinho