O chamado da CF 2026 à solidariedade

Fraternidade e Moradia

yuplex/ Adobe Stock
yuplex/ Adobe Stock

A Quaresma é um tempo de conversão não apenas pessoal e interior, mas também comunitária e social. Por isso, a Campanha da Fraternidade, promovida pelos Bispos do Brasil, é um chamado à conversão integral, que nos torne discípulos e missionários comprometidos com a dignidade humana e o bem comum.

O tema deste ano é “Fraternidade e Moradia”, com o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). A CF 2026 quer ser um chamado à solidariedade e à ação concreta, a fim de que todas as pessoas tenham um lugar para viver com dignidade, como filhos e filhas de Deus.

Dentro da sua metodologia do Ver-Julgar-Agir, a Campanha nos mostra primeiro uma realidade alarmante: O Brasil tem o déficit habitacional de 6,2 milhões de moradias, 8,9 milhões de pessoas morando em áreas de risco e 26 milhões de famílias morando em situação inadequada, além de 327.925 pessoas vivendo na rua.

Essa triste realidade deve ser olhada à luz da Palavra de Deus, onde encontramos as denúncias dos Profetas contra “os que juntam casa a casa e acrescentam campo a campo, até não sobrar mais lugar”(Is 5,8); “violentam a causa dos humildes do meu povo, fazendo das viúvas suas presas e roubando dos órfãos”(Is 10,1-2). E o próprio Salvador, quando “veio morar entre nós”, nasceu num estábulo, foi imigrante e não tinha onde repousar a cabeça.

Se Jesus veio “para que todos tenham vida e a tenham em abundância”(Jo 10,10), a sua Igreja deve comprometer-se com a defesa da vida em todas as suas dimensões. Lutar para que todas as pessoas possam viver com dignidade faz parte da missão da Igreja, é uma dimensão fundamental da missão evangelizadora da Igreja.

São João Paulo II escreveu: “Faz parte do ensinamento e da prática mais antiga da Igreja a convicção de estar obrigada, por vocação, a aliviar a miséria dos que sofrem” (Sollicitudo Rei Socialis, 31).

Partindo para a ação, como é que a Igreja pode contribuir com as diversas Organizações, Pastorais, Movimentos e Entidades que trabalham em favor dos excluídos da sociedade? Um passo essencial é conhecer a dimensão do problema da moradia e os desafios para garantir esse direito para todos, somando forças junto aos que lutam por moradia digna, para dar-lhes o apoio necessário.

Com a Igreja do Brasil, acreditamos na força da Páscoa de Jesus e desejamos assumir, a cada dia, as alegrias e esperanças, as angústias e tristezas do povo brasileiro, especialmente das populações lesadas em seus direitos.

Fonte: Portal A12 / PorPadre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Compartilhe essa Notícia

Leia também