Projeto Lixo Zero

CNBB e instituições se encontram para avançar na implantação do Projeto

Na sexta-feira, 14 de março, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aconteceu uma reunião entre sete instituições que estão em processo de implantação do Projeto Lixo Zero.

O projeto Lixo Zero está sendo implantado na sede da CNBB e em seus órgãos filiais (Edições CNBB, o Centro Cultural Missionário e a Casa Dom Luciano). A iniciativa está sendo estendida a organismos parceiros, entre os quais se incluem a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).

 Sinal concreto da CF 2025

Em reunião coordenada pelo assessor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, foram dados passos significativos rumo à implantação do Projeto Lixo Zero, como um sinal concreto da Campanha da Fraternidade 2025 sobre a ecologia integral nas instituições.

De acordo com padre Jean Poul, foi aprovada a minuta da carta a ser enviada ao hospital São Julião, de Campo Grande (MS), instituição que já possui a certificação do lixo zero. O objetivo é que o hospital disponibilize um técnico para orientar as instituições nesta busca por redução do lixo em suas rotinas.

“Aprovamos também de já começarmos uma campanha de comunicação interna em vista da conscientização dos colaboradores das sete instituições. Também já foram encaminhadas ações comuns na reciclagem de papel, plástico e vidro e também a compostagem do lixo orgânico nestas instituições”, disse padre Jean Poul.

Outra iniciativa assumida pelas organizações, segundo o coordenador de Campanhas da CNBB, será a entrega de um kit para os colaboradores, contendo, por exemplo, canecas, para substituir o uso de copos descartáveis.

Fonte: CNBB / Por Willian Bonfim / Fotos: Giany Costa – Ascom CNBB.

Compartilhe essa Notícia

Leia também