Por Vívian Marler – Assessora Comunicação do Regional Norte 2
A cidade de Belo Horizonte (MG), no período de 15 a 19 de julho, foi palco do ‘Encontro Nacional de Atualização para Formadores’, uma iniciativa da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB Nacional), vinculada à Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (Cmovic) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Com o objetivo de oferecer um momento de estudo, partilha de experiências e vivência sinodal como educadores dos futuros presbíteros, o encontro reuniu reitores e demais formadores de seminários menores, propedêuticos e maiores, além de formadores das casas religiosas, representantes das dezenove regionais. Do Regional Norte 2 estiveram presentes os padres Renilson Macedo – da Diocese de Abaetetuba, coordenador de pastoral do Regional Norte 2 e presidente regional da OSIB, e o padre Diego Meneses, – da Diocese de Abaetetuba, Giovani Nascimento – da Diocese de Castanhal, Luiz Carlos Mendes – da Diocese de Bragança, Adriano Araújo – da Diocese de Marabá, Adenilton – da Prelazia do Marajó, Alessandro – da Arquidiocese de Santarém e o cônego Roberto Cavalli – da Arquidiocese de Belém.
Foi sob o tema ‘Formação presbiteral: uma perspectiva sinodal-missionária’, que teve o assessoramento do primeiro vice-presidente da CNBB e Arcebispo de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, que os presentes se aprofundaram e receberam sugestões de estudo, como o capítulo 10 do Evangelho de Mateus como a primeira diretriz para a formação presbiteral, indicação do presidente da Cmovic e bispo auxiliar de São Paulo, Dom Ângelo Mezzari.
Para o padre Renilson Macedo o encontro foi uma experiência fraterna “o regional norte 2 esteve presente com oito formadores, e a assessoria de Dom João Justino, nos trouxe uma experiência de encontro fraterno com aqueles que assumem conosco o desafio e a missão de formar padres para as dioceses do nosso país. O aprofundamento nos temas centrais da formação presbiteral nos possibilitou atualizar-nos nas diretrizes que a Igreja propõe para a formação inicial do ministério presbiteral. Concluímos o encontro com o olhar esperançoso, na certeza de estarmos mais bem preparados para continuar a nossa missão”, disse o presidente regional da OSIB e coordenador de pastoral do Regional Norte 2.