Uma imagem gigante de Nossa Senhora de Nazaré foi posta no gramado do estádio do Mangueirão, em Belém (PA), depois da vitória do Remo ontem (23) por 3 a 1 sobre o Goiás. O resultado garantiu ao clube a 4ª colocação na Série B e, com isso, a volta à elite do Campeonato Brasileiro de Futebol, feito que não alcançava desde 1994. Ao lado de Chapecoense, Athletico Paranaense e Coritiba, campeão da competição, o Remo volta a disputar a Série A.
Padroeira do Pará, Nossa Senhora de Nazaré é celebrada todos os anos no tradicional Círio de Nazaré, no segundo domingo de outubro. Mais de dois milhões de fiéis percorrem 3,6 km acompanhando a berlinda que leva sua imagem. O evento é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Desde 2021, o clube lança em outubro uma camisa oficial em homenagem ao Círio. “O Remo tem uma identidade muito grande com Nossa Senhora”, disse o presidente Antônio Carlos Teixeira, o Tonhão. “Particularmente, tenho muita fé nela. Só temos a agradecer”.
Em mensagem publicada no último Círio, Teixeira disse que a celebração é “uma oportunidade para que todos renovem a sua fé e devoção a Nossa Senhora. Ao lado dela ficamos mais fortes para superar qualquer desafio”. Em agosto, uma imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou as instalações do clube e abençoou os jogadores.
Durante toda a temporada, o Remo reforçou essa devoção em suas redes sociais. Há duas semanas, publicou: “Que Nossa Senhora de Nazaré nos abençoe”. Em outra ocasião, publicou a foto do atacante Pedro Rocha entrando em campo com uma imagem da Nazinha, acompanhada da legenda: “Abençoados pela Virgem de Nazaré”.
Artilheiro da Série B com 14 gols, Pedro Rocha também levou a imagem da Virgem de Nazaré a várias partidas. Depois da vitória de 3 a 1 contra o Cuiabá, em 24 de outubro, escreveu: “Vitória importante, vitória de quem acredita, vitória da fé. Mais uma vez com a benção da Mãe. Obrigado Jesus”.
Fonte: ACI Digital / Por Nathália Queiroz




