Na madrugada desta sexta-feira, 9, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor homenageou o Papa Leão XIV por sua eleição como Bispo de Roma no conclave desta quinta-feira, 8, no Vaticano. Foi realizada uma projeção mapeada sobre o monumento, com a foto do Santo Padre, e a tradicional frase em latim “Habemus Papam”, anunciando ao mundo a escolha do novo sucessor de Pedro.
Abaixo da imagem do pontífice, também foi projetado o Brasão de São Pedro, com as chaves cruzadas e a tiara papal, símbolo da autoridade espiritual e da continuidade da missão apostólica. O céu carioca, iluminado pela lua, completava o cenário solene e histórico.
A homenagem levou uma mensagem de fé, esperança e unidade aos fiéis de todo o mundo. A escolha do nome Leão XIV remete à tradição de papas reconhecidos por sua liderança firme e compromisso com a justiça social — valores que ressoam fortemente com o legado de Papa Francisco, a quem Leão XIV sucede.
Natural de Chicago, nos Estados Unidos, e com forte atuação missionária no Peru, o novo pontífice é o primeiro papa nascido em solo norte-americano e também possui cidadania peruana, simbolizando a universalidade da Igreja Católica e sua proximidade com as Américas.
“O Santuário Cristo Redentor, palco de importantes manifestações de fé, cultura e solidariedade, une-se à Igreja Católica de todo o mundo em oração pelo início deste novo pontificado, rogando a Deus que o Papa Leão XIV conduza os fiéis com sabedoria, humildade e coragem diante dos desafios do nosso tempo”, expressa a nota divulgada à imprensa.
“Rezemos pelo Santo Padre, para que, sob o olhar do Redentor, siga guiando a humanidade no caminho do amor, da paz e da fraternidade”, declarou o reitor do Santuário, Padre Omar Raposo.
Fonte: Canção Nova / Com Santuário Cristo Redentor