Sinodalidade para comunicadores católicos

kamonwan / AdobeStock
kamonwan / AdobeStock

Comunicadores católicos de todo o Brasil podem se inscrever para participar do Programa de Formação Conexão Emaús – Comunicação para uma Igreja Sinodal, promovido pela Casa Galileia. A formação tem o objetivo de redescobrir a comunicação como vocação e serviço.

A inspiração para o projeto veio da necessidade da comunicação que leva a boa nova, uma comunicação sem ruídos e principalmente da necessidade do compromisso em comunicar. Assim como Papa Leão XIV, destacou a importância de uma comunicação que escute, especialmente os mais frágeis.

“Precisamos de uma comunicação capaz de escutar, de recolher a voz dos fracos que não têm voz. Desarmemos as palavras e ajudaremos a desarmar a Terra.”

O nome “Conexão Emaús” vem da passagem bíblica dos discípulos a caminho de Emaús (Lc 24,13-35), onde escuta, diálogo e partilha transformam a tristeza em esperança. Assim, o programa une espiritualidade, teologia e prática comunicacional, vendo a comunicação como espaço de encontro com o Evangelho e de construção de comunhão.

A formação acontecerá entre fevereiro e julho de 2026, a participação é gratuita e o programa oferece uma bolsa única de R$3.000,00, com cobertura total de alimentação, hospedagem e transporte durante a imersão.

Serão selecionados 30 comunicadores católicos de diferentes regiões do país, com base em critérios como representatividade, afinidade com os objetivos do programa e compromisso com a comunicação na Igreja.

A formação será realizada em três etapas:

Trilha Online: Dez encontros sobre teologia, pastoral e comunicação, com especialistas e momentos de escuta e troca;

Imersão Presencial: De 30 de abril a 2 de maio de 2026, em Brasília (DF), para fortalecer vínculos e cocriar campanhas de fé;

Acompanhamento de Campanhas: De maio a julho, com mentoria e apoio a iniciativas de comunicação sinodal nas comunidades.

A proposta pedagógica segue a metodologia da “Conversa no Espírito”, inspirada pelo Sínodo sobre a Sinodalidade. Essa abordagem busca criar um ambiente de escuta profunda, discernimento e formação integral.

Como explica Ricieri Benedetti, coordenador do programa:

“A Conversa no Espírito, mais do que um método, é um jeito de ser Igreja. É escutar com o coração, discernir juntos e permitir que o Espírito fale através de todos. Na comunicação, isso é fundamental, porque o modo como escutamos, olhamos e dialogamos revela o tipo de Igreja que queremos ser. Por isso, o Conexão Emaúspropõe aprofundar a reflexão sobre temas que atravessam esse tempo sinodal: comunhão, participação, missão, diversidade e acolhida, protagonismo das mulheres, comunicação não violenta, cultura da proteção e do cuidado, corresponsabilidade cultura da sinodalidade a missão da igreja no mundo em que vivemos. Esses temas ajudam os comunicadores/as a produzir conteúdos que não dividem, mas aproximam; que não impõem, mas escutam; que não apenas informam, mas inspiram esperança. É sobre comunicar com o mesmo Espírito que move a Igreja a caminhar unida”.

As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro de 2025. Saiba mais em

https://casaemaus.com.br/conexao-emaus/

 

Fonte: Portal A12

Compartilhe essa Notícia

Leia também