II Retiro do Clero reúne sacerdotes da Arquidiocese de Belém

Foto: Luiz Estumano.

A segunda turma de sacerdotes da Arquidiocese de Belém participa do II Retiro Anual do Clero Arquidiocesano na próxima semana, de 11 a 14, na Casa de Retiros Monte Tabor, situada no distrito de Icoaraci. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, será a primeira vez que o fará em nossa cidade.

O Retiro dos presbíteros é tempo de profunda oração e reflexão. Na Arquidiocese de Belém, ocorre em dois momentos, em virtude do número expressivo de sacerdotes. A primeira turma reuniu de 25 a 28 de fevereiro na Casa Monte Tabor, cerca de 50 sacerdotes, sendo pregador Dom José Luís Azcona Hermoso, OAR, Bispo Emérito da Prelazia do Marajó.

A segunda turma deve reunir cerca de 50 sacerdotes.  Segundo o coordenador da pastoral presbiteral, cônego Roberto Cavalli, os paroquianos devem entender que a ausência dos sacerdotes das atividades paroquiais, como por exemplo, celebrações eucarísticas e confissões, é fundamental para aproveitamento integral do retiro.

Para ele, a experiência do Retiro Anual do Clero visa o fortalecimento e o crescimento da vida sacerdotal: “O Retiro é o momento em que os sacerdotes realizam uma parada, justamente para dar atenção ao retiro. São momentos de aprofundar a fé. Ele nos leva a refletir a  sobre a vida e o ministério sacerdotal. É um momento de estarmos juntos, partilharmos entre nós nossa vida de presbitéros, bem como com nossos Bispos e, com o pregador”.

Dom Antônio Augusto Dias Duarte

Dom Antônio Augusto Dias Duarte nasceu em Santo André, São Paulo, em 7 de novembro de 1948. Em 15 de agosto de 1978 foi ordenado sacerdote. Nomeado Bispo Titular de Tuscamia e Auxiliar do Rio de Janeiro em 12 de janeiro de 2005. Em 12 de março de 2005 foi Ordenado Bispo.

Exerce os seguintes cargos: Vigário Geral; Bispo Referencial do Vicariato Episcopal Sul, das Pastorais Familiar, da Saúde e da AIDS, da Promoção e Defesa da Vida, da Comissão de Bioética, da Associação dos Médicos Católicos, da União dos Engenheiros e Arquitetos Católicos e Grupo dos Psicólogos Católicos; Reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima; Membro do Conselho Universitário da PUC-Rio e do Conselho de “Faculdades Católicas”, Associação Mantenedora da PUC-Rio; Professor do Seminário Arquidiocesano de São José, da PUC-Rio e do Instituto Superior de Ciências Religiosas; Bispo Referencial da Pastoral Familiar e da Pastoral da Saúde no Regional Leste 1 da CNBB.