Imagem de Aparecida em Belém

Nesta sexta-feira, 17, a Arquidiocese de Belém acolhe com grande manifestação de fé a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida que chega à capital após celebração eucarística às 9h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, no Santuário de Aparecida (SP). A Arquidiocese montou uma programação que envolve homenagens e atividades voltadas para a espiritualidade mariana nos 300 anos do achado da imagem milagrosa.

As atividades para a vivência do grandioso tricentenário em Belém iniciarão ainda no dia 17, após a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Aeroporto Internacional, prevista para às 23h. De lá, a imagem seguirá em carro fechado para o Seminário Maior São Pio X. À meia-noite do dia 18, começará a Vigília Mariana, organizada pelos seminaristas, envolvendo cerca de 30 pessoas.

“O seminário, sendo o coração da Arquidiocese de Belém, onde são cultivadas as vocações para o sacerdócio, torna-se nesse momento o espaço de oração pedindo a intercessão de Maria, mãe da Igreja e mãe de cada vocacionado. Tenhamos um ânimo novo para corresponder sempre mais à vocação ao sacerdócio”, destacou Cônego Vladian Alves, Reitor do Seminário.

A Vigília acontece na capela do Seminário.  A equipe de liturgia organizou um roteiro de oração que envolve saudação à Santíssima Trindade, momento de intenções, oração do Santo Terço,  Mariana e pessoal diante do Santíssimo Sacramento e, oração Mariana novamente. Às 6h, finalizando a Vigília, haverá oração das Láudes solene com o Santíssimo. Em seguida, será a bênção do Santíssimo e um último momento de oração mariana comunitária que dará início à carreata.

Carreata levará imagem de Nossa Senhora Aparecida à Catedral

A imagem de Nossa Senhora Aparecida será conduzida à Catedral Metropolitana de Belém em meio a uma carreata que conta com apoio da Diretoria da Festa de Nazaré. O percurso inclui vias importantes da capital paraense (vide mapa abaixo) para que a imagem receba homenagens das paróquias localizadas ao longo do trajeto na sua passagem. A Paróquia de Santa Cruz, situada na avenida Almirante Barroso, prepara a ornamentação da igreja e renderá homenagens à Nossa Senhora com uma queima de fogos. À altura da rua Antônio Barreto com a avenida Visconde de Souza Franco (Doca), a comunidade da Paróquia de São José adornará a igreja com balões e cartazes para celebrar a passagem da imagem.

RECEPÇÃO – A carreata terminará em frente à Igreja de Santo Alexandre às 9h, conforme previsão da organização. Ali a imagem de Nossa Senhora Aparecida será recepcionada pelo Grêmio Católico do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) com apoio do grupamento de cavalaria da Polícia Militar. Após ser acolhida, a imagem de Nossa Senhora será conduzida pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa até a Catedral, acompanhado nesse momento por quatro alunos do CIABA portando as bandeiras do Brasil, do Vaticano, da Arquidiocese de Belém e do Estado do Pará.

À entrada da Catedral Metropolitana de Belém, a imagem de Nossa Senhora Aparecida será entregue ao Cura da Sé, padre Roberto Cavalli, para um momento inicial de diálogo proferido por um integrante da comunidade. Em seguida, será a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Dom Alberto. Após a celebração, a imagem jubilar permanecerá na Sé até o dia 19 quando haverá duas celebrações, uma às 17h e outra às 19h. Terminada a missa, a imagem jubilar deixará a Catedral e será novamente conduzida em carreata para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima.